00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matias, Marcus Vinícius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632026530234053pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Daniel Serravalle de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255297014204594pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Felipe Benicio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981558790126421pt_BR
dc.creatorSantos, Maria Fernandes Silva dos-
dc.date.accessioned2023-12-15T21:42:20Z-
dc.date.available2023-11-15-
dc.date.available2023-12-15T21:42:20Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Fernanda Silva dos. Hide us from the wrath of the lamb: Gótico e simbolismo religioso na série Hannibal. 2023. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12799-
dc.description.abstractThe present work falls within the scope of Literary Studies and aims to comprehend the Gothic mode and religious allegories in the American television series Hannibal, created by Bryan Fuller and aired by the National Broadcasting Company (NBC) between 2013 and 2015. In this context, the research focuses on six episodes featured in the second half of the series‟ third and final season, which adapt the book Red Dragon (1981), written by Thomas Harris. Using a bibliographical approach, the study involved a survey of theories in the field of Gothic literature (Hogle, 2002; Martoni, 2011; Sá, 2019; Spooner, 2006), in order to analyze the television adaptation in line with the work‟s objectives and in light of these contributions. The results demonstrate that Gothic elements such as abjection, the sublime, horror and terror appears in the series through psychological conflicts, social transgressions, dreamlike imagery, dark scenarios, duality of Nature, unreal settings and shocking representations of physical and psychological violence. Furthermore, it was observed that the collection of paintings The Great Red Dragon (1805-1810) by William Blake serves as a visual and thematic reference to create a Gothic language, based on allegorical representations of the characters as figures from the Book of Revelation. In light of this discussion, it can be concluded that Hannibal appropriates a religious aesthetic in a sentimental and subversive manner, creating its own Gothic mode characterized by its multiplicity of discourses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGóticopt_BR
dc.subjectSimbolismo religiosopt_BR
dc.subjectWilliam Blakept_BR
dc.subjectLiteratura góticapt_BR
dc.subjectHannibalpt_BR
dc.subjectGothicpt_BR
dc.subjectReligious symbolismpt_BR
dc.subjectWilliam Blakept_BR
dc.subjectGothic literaturept_BR
dc.subjectHannibalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleHide us from the wrath of the lamb: Gótico e simbolismo religioso na série Hannibalpt_BR
dc.title.alternativeHide us from the wrath of the lamb: Gothic and religious symbolism in the Hannibal seriespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pertence ao âmbito dos Estudos Literários e tem como objetivo compreender o modo gótico e as alegorias religiosas da série de televisão estadunidense Hannibal, criada por Bryan Fuller e transmitida pela National Broadcasting Company (NBC) entre 2013 e 2015. Nesse contexto, a pesquisa se concentra em seis episódios que formam a segunda metade da terceira e última temporada da série, e que constituem a adaptação do livro Red Dragon (1981), escrito por Thomas Harris. Com uma abordagem bibliográfica, o estudo consistiu em um levantamento de teorias na área da literatura gótica (Hogle, 2002; Martoni, 2011; Sá, 2019; Spooner, 2006), a fim de analisar a adaptação televisiva de acordo com os objetivos do trabalho e à luz dessas contribuições. Os resultados demonstram que elementos góticos como abjeção, sublime, horror e terror estão presentes na série por meio de conflitos psicológicos, transgressões sociais, imagens oníricas, cenários sombrios, dualidade da Natureza, espacialidades irreais e representações chocantes de violência física e psicológica. Ademais, foi possível observar que a coleção de pinturas The Great Red Dragon (1805-1810), de William Blake, serve de referência visual e temática para criar uma linguagem gótica, a partir de representações alegóricas dos personagens como figuras do Livro de Apocalipse. Diante dessa discussão, conclui-se que Hannibal se apropria de uma estética religiosa de maneira sentimental e subversiva, e cria seu próprio modo gótico, caracterizado por sua multiplicidade de discursos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hide us from the wrath of the lamb Gótico e simbolismo religioso na série Hannibal.pdf2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.