00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8147664686175269pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.creatorSantos, Cleidiane Gomes dos-
dc.creatorMendonça, Elaine de-
dc.date.accessioned2023-12-13T15:04:29Z-
dc.date.available2023-12-13-
dc.date.available2023-12-13T15:04:29Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Cleidiane Gomes dos; MENDONÇA, Elaine de. O ensino da geometria nas séries finais do Ensino fundamental através do uso de jogos e recursos tecnológicos. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12754-
dc.description.abstractThis article starts from a bibliographical reflection on how Geometry is approached within the final grades of Elementary School, and on how games and technological resources can and should be used as motivating and transformative tools, enabling teachers to exercise mathematical teaching in a similar way. so that geometric concepts can have real meaning in life and problem solving, as set out in the Common National Curriculum Base (CNCB), as a student's right of learning. Thus, through a theoretical basis in authors such as MORAN (2008), MACIEL (2017), KENSKI (2015), it is emphasized that the teacher within his didactic sequences needs to use various resources, such as games, manipulable materials and technological media, so that students experience moments of research, interaction and socialization through these methodologies for teaching geometry, implying greater significance in their cognitive and social context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics – Study and teachingpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subjectMath Gamespt_BR
dc.subjectPlayful learningpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO ensino da geometria nas séries finais do Ensino fundamental através do uso de jogos e recursos tecnológicospt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of geometry in the final grades of Elementary school through the use of games and technological resourcespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo parte de reflexão bibliográfica de como a Geometria é abordada dentro das séries finais do Ensino Fundamental, e de como os jogos e recursos tecnológicos podem e devem ser usados como ferramentas motivadoras e de transformação, possibilitando ao professor exercer a docência matemática, de modo que os conceitos geométricos possam ter real significado na vida e na resolução de problemas, como exposto naBase Nacional Comum Curricular (BNCC), como um direito de aprendizagem do aluno. Assim,através de um embasamento teórico em autores como MORAN (2008),MACIEL (2017), KENSKI (2015), enfatiza-se que o professor dentro de suas sequências didáticas precisa utilizar-se de diversos recursos, como jogos, materiais manipuláveis e mídias tecnológicas, afim de que o aluno experencie momentos de pesquisa, interação e socialização através dessas metodologias para o ensino da Geometria, implicando em maior significação no seu contexto cognitivo e social.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da geometria nas séries finais do Ensino fundamental através do uso de jogos e recursos tecnológicos.pdf599.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.