00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miura, Paula Orchiucci-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612101090683256pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Adélia Augusta Souto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4894189514649369pt_BR
dc.creatorBarros Júnior, Petrônio Walquírio de-
dc.creatorVasconcelos, Nathália Izabel Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-12-11T18:03:29Z-
dc.date.available2023-12-11-
dc.date.available2023-12-11T18:03:29Z-
dc.date.issued2021-03-16-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Nathália Izabel Ferreira de; BARROS JÚNIOR, Petrônio Walquírio de. Adoção de crianças e adolescentes com deficiência: revisão sistemática de literatura. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12722-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdoção - Crianças com deficiênciapt_BR
dc.subjectAdoção - Adolescentes com deficiênciapt_BR
dc.subjectRevisão de Literaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAdoção de crianças e adolescentes com deficiência: revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA adoção de criança e adolescente com deficiência é identificada por meio do Sistema Nacional de Adoção e na literatura acadêmica como uma das mais difíceis de acontecer no cenário nacional. O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as produções acadêmicas brasileiras sobre adoção de crianças e adolescentes com deficiência. O método utilizado foi a revisão sistemática do tipo metassíntese, que permitiu definir critérios de inclusão e exclusão de material, resultando em oito artigos para a amostra final. Foram identificadas três categorias temáticas: Profissionais envolvidos no processo de adoção; Crenças, motivações e obstáculos acerca da adoção de pessoas com deficiência; Parentalidade na adoção de pessoas com deficiência. Conclui-se que vários fatores influenciam na dificuldade em adotar crianças e adolescentes com deficiência, desde a crença de não ser capaz de cuidar até o preconceito social. Para os que adotam pessoas com deficiência, destacou-se o altruísmo como impulsionador nesse tipo de adoção, além disso, identificou-se a necessidade de haver preparação, conhecimento, paciência e maturidade dos pais adotivos. A equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais e psicólogos está inserida em todas as etapas do processo de adoção e se faz necessária para auxiliar a adoção. E por fim o envolvimento familiar na rotina do adotado(a) contribui para o desenvolvimento do filho(a) em sua nova família.pt_BR
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