00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Thiago Damasceno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971153330790431pt_BR
dc.contributor.referee1César Sobrinho, Álvaro Alvares de Carvalho-
dc.contributor.referee2Pimentel, Bruno Almeida-
dc.creatorTheotônio, Igor da Cunha Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624822169008933pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T18:06:56Z-
dc.date.available2023-11-17-
dc.date.available2023-12-06T18:06:56Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationTHEOTÔNIO, Igor da Cunha Araújo. Análise de evasão baseada em modelos preditivos para o curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12703-
dc.description.abstractContext: School dropout is a critical and chronic problem present at different levels of teaching in Brazilian education. This problem is extremely present in public colleges, especially in exact sciences courses, directly affecting the Computer Engineering course at the Institute of Computing (IC) of the Federal University of Alagoas (Ufal). Objective: Cthere is no resource being used to help the coordination of the referred course to map students with high dropout risk. Therefore, the objective of this work is to evaluate the feasibility of using tools based on predictive models as a means of support for reducing school dropout rates. Method: This work presents the comparison between two predictive models, the first based on simple decision trees and the second based on the Random Forest algorithm using the database of students of the Computer Engineering course at IC/Ufal. These data were provided by the Information Technology Center (NTI) of the institution and contain information from the beginning of the course until the first half of 2020. Results: The results indicate that the generated models have accuracy and recall above 85% in both models, results considered positive given the research problem presented. In addition, other metrics and relevant information could be extracted from the data used. Conclusion: In view of the work carried out and the results obtained, we believe that the use of predictive models based on decision trees as a tool to support the dropout reduction in the Computer Engineering course at IC/Ufal is feasible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectModelo preditivopt_BR
dc.subjectÁrvore de decisãopt_BR
dc.subjectFloresta aleatória (Random forest)pt_BR
dc.subjectComputer Engineeringpt_BR
dc.subjectUniversity dropoutpt_BR
dc.subjectPredictive modelpt_BR
dc.subjectDecision treept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAnálise de evasão baseada em modelos preditivos para o curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoContexto: Evasão escolar é um problema crítico e crônico presente em diferentes níveis do ensino na educação brasileira. Este problema é extremamente presente nas faculdades públicas, em especial nos cursos de ciências exatas, afetando diretamente o curso de Engenharia de Computação do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Objetivo: Atualmente não há nenhum recurso sendo utilizado para auxiliar a coordenação do referido curso a mapear alunos com alto risco de evasão. Portanto, o objetivo deste trabalho consistem em avaliar a factibilidade do uso de ferramentas baseadas em modelos preditivos como meio de suporte para diminuição dos índices de evasão escolar. Método: Esse trabalho apresenta a comparação entre dois modelos preditivos, sendo o primeiro baseado em árvores de decisão simples e o segundo baseado no algoritmo Random Forest utilizando a base de dados dos alunos do curso de Engenharia de Computação do IC da Ufal. Estes dados foram fornecidos pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da própria instituição e contém informações desde o início do curso até o primeiro semestre do ano 2020. Resultados: Os resultados apontam que os modelos gerados possuem acurácia e recall acima de 85% em ambos os modelos, resultados considerados positivos dado o problema de pesquisa apresentado. Além disso, outras métricas e informações relevantes puderam ser extraídas dos dados utilizados. Conclusão: Diante do trabalho desenvolvido e dos resultados obtidos, acreditamos que a utilização de modelos preditivos baseados em árvore de decisão como ferramenta de suporte à redução de evasão do no curso de Engenharia de Computação do IC/Ufal é factível.pt_BR
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