00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hidaka, Lúcia Tone Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3037700673932138pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Regina Coeli Carneiro-
dc.contributor.referee2Araújo, Flávia de Sousa-
dc.contributor.referee3Carvalho Neto, Aloísio Batista de-
dc.creatorCoimbra, Thaís Soares-
dc.date.accessioned2023-11-24T20:44:44Z-
dc.date.available2023-11-17-
dc.date.available2023-11-24T20:44:44Z-
dc.date.issued2020-04-08-
dc.identifier.citationCOIMBRA, Thaís Soares. Caminhabilidade e rodovia urbana : proposta urbanística de mobilidade para a avenida Menino Marcelo em Maceió-AL. 2023. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12650-
dc.description.abstractThe Menino Marcelo Avenue, located in Maceió, Alagoas state, struggles with an urban mobility conflict since its implementation in the 1980’s. As a federal highway extension, this arterial street does not offer proper conditions of Walkability to its users. The further allotments that were implemented in its adjacencies present an urban design that does not integrate different transportation modes to Menino Marcelo Ave., except from the automobile. Because of historical remnants, the road still prioritizes motor vehicles and neglects pedestrians. This essay aims to propose an Urbanistic Project that provides, through urban design, adequate Walkability conditions for pedestrians on the aforementioned avenue and its surroundings, as well as integrating different modes of transportation, with the prioritization and distributive equity of the sidewalk space. The Walkability Index 2.0 (Índice de Caminhabilidade 2.0) tool was used to evaluate the stretches of sidewalk along the study area, in addition to the urban analysis of the physical site and the historical process of implementing the Avenue and occupying its sides. Lastly, urban guidelines and lines of action that constitute a road plan for Menino Marcelo Avenue were formulated and culminated in the elaboration of an urban proposal at the level of a preliminary project for it. It is expected that this Final Graduation Project inspire further investigations on the planning and design of urban roads and streets, as well as Walkability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectRodovia urbanapt_BR
dc.subjectWalkabilitypt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectUrban highwaypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleCaminhabilidade e rodovia urbana : proposta urbanística de mobilidade para a avenida Menino Marcelo em Maceió-ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Avenida Menino Marcelo, em Maceió/AL, sofre um conflito de mobilidade urbana desde sua implementação, na década de 1980. Extensão de rodovia federal, esta via arterial atualmente não proporciona condições adequadas de caminhabilidade para seus usuários. Os loteamentos que surgiram em suas adjacências apresentam um desenho urbano que não integra modais de transporte à Av. Menino Marcelo, a não ser o automóvel. Por resquícios históricos, a via ainda prioriza os veículos automotores e negligencia o pedestre. Este trabalho tem o objetivo de propor um Projeto Urbanístico que proporcione, por meio do desenho urbano, condições adequadas de Caminhabilidade para os pedestres da citada avenida e seu entorno, bem como integrar diferentes modais de transporte, com a priorização e equidade distributiva do espaço da calçada. Utilizou-se da ferramenta Índice de Caminhabilidade 2.0 para avaliar trechos de calçada do recorte da área de estudo, além da análise urbanística do sítio físico e do processo histórico de implantação da Avenida e ocupação das suas margens. Por fim, foram formuladas diretrizes urbanísticas e linhas de ação que compõem um plano de via para a Avenida Menino Marcelo e culminaram na elaboração de uma proposta urbanística a nível de anteprojeto para a mesma. Espera-se que este trabalho final de graduação inspire outras mais investigações sobre o planejamento e o projeto de rodovias urbanas e caminhabilidade.pt_BR
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