00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12640
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de viabilidade para investimento e construção de uma escola renomada na cidade da Barra de São Miguel
Título(s) alternativo(s): Feasibility study for investment and construction of a renowned school in the city of Barra de São Miguel
Autor(es): Malta, Igor Zanolini de Vasconcelos
Primeiro Orientador: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Carlos Everaldo Silva da
Resumo: A pesquisa tem como objetivo principal e geral prover a análise de uma viabilidade mercadológica afim de entender a necessidade da região em aceitar um empreendimento educacional de alto padrão na cidade da Barra de São Miguel. Necessitando assim entender quais aspectos induzem o consumidor a se mudar para a cidade em questão, além de perceber quais as necessidades desse possível cliente. A pesquisa se deu com a aplicação de 385 questionários (levando em base 95% de confiança e 5% de erro amostral) de forma quantitativa, a qual é uma classificação do método científico que utiliza diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo, com 13 questões abertas e fechadas na região da Barra de São Miguel. Desta forma, o presente trabalho visa entender melhor o comportamento do consumidor situado na Barra de São Miguel – AL e arredores, afim de perceber suas necessidades e seus padrões de vida para que atrelado a um investimento educacional, pudesse trazer retorno tantos para os investidores como para a população da cidade. O comportamento do consumidor nada mais é do que o estudo do quando, porquê, como e onde as pessoas decidem comprar ou não um produto. Aliando ao marketing holístico, o qual, seria envolvido no projeto todas as partes tanto da organização como também o público-alvo (nativos e arredores) para que o empreendimento pudesse ter sucesso. O principal motivo para que o empreendimento não se torne viável é que a principal motivação para a população ir residir na Barra de São Miguel é de lazer, sendo composta assim por pessoas aposentadas que já estão em situação de descanso, no qual não tem mais filhos pequenos que utilizariam da estrutura, ou, da maior composição de moradores da região, os quais estão em uma renda mensal baixa, não tendo assim condições nem expectativas para utilização do serviço em questão.
Abstract: The research has as main and general objective to provide the analysis of a market viability in order to understand the need of the region to accept a high standard educational enterprise in the city of Barra de São Miguel. Thus needing to understand which aspects induce the consumer to move to the city in question, in addition to realizing what the needs of this possible customer are. The research took place using 385 questionnaires (based on 95% confidence and 5% sampling error) in a quantitative way, which is a classification of the scientific method that uses different statistical techniques to quantify opinions and information for a given study, with 13 open and closed questions in the Barra de São Miguel region. In this way, the present work aims to better understand the consumer behavior located in Barra de São Miguel - AL and surroundings, in order to understand their needs and their living standards so that coupled with an educational investment, it could bring as many returns for investors as for the population of the city. Consumer behavior is nothing more than studying when, why, how and where people decide to buy a product or not. Combining holistic marketing, which would involve all parts of the organization as well as the target audience (natives and surroundings) so that the Project could be successful. The main reason for the project not to become viable is that the main motivation for the population to go and live in Barra de São Miguel is leisure, being thus composed of retired people who are already in a situation of rest, in which they no longer have children small ones who would use the structure, or the greater composition of residents in the region, who are on a low monthly income, thus having no conditions or expectations for using the service in question.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Marketing holístico
Comportamento do consumidor
Pesquisa motivacional (Marketing)
Strategic planning
Holistic Marketing
Consumer behavior
Motivational research (Marketing)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: MALTA, Igor Zanolini de Vasconcelos. Estudo de viabilidade para investimento e construção de uma escola renomada na cidade da Barra de São Miguel. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12640
Data do documento: 13-nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo de viabilidade para investimento e construção de uma escola renomada na cidade da Barra de São Miguel.pdf664.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.