Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elisa Fonseca Sena e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3333867842573866 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Ediel Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7168613854793428 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Jaqueline Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-23T14:46:26Z | - |
dc.date.available | 2023-11-23 | - |
dc.date.available | 2023-11-23T14:46:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Jaqueline Silva de. O letramento estatístico: uma proposta de intervenção para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12634 | - |
dc.description.abstract | With the speed of information, statistics became an essential tool for every professional, having an increasingly effective participation in analyzing and evaluating data and thus contributing significantly to decision-making. For this to happen, Statistical Literacy must be developed. which is of paramount importance for society, as it enables individuals to build their critical knowledge. Therefore, teaching statistics is so important for citizens, as it enables them to interpret statistical tables and graphs that appear frequently in the media, enabling them to critically deal with statistical tools, helping them in their personal development. This work is based on Gal (2002) who defines statistical literacy and on Carzola (2017) who directs us in the teaching of statistics. The development of Statistical Literacy arises from the need to train citizens with interpretive and participatory views, and also to provide the teacher with more adequate training, and thus be able to act and intervene in statistical education, with the aim of providing dialogue on statistical literacy. The current work presents an intervention proposal in order to conduct a problematization in which the student would be invited to produce a survey to become intimate with the statistical vocabulary, organize the data collected through tables and graphs, deduce conclusions and, in the end, give opportunity for the student to explain orally or through a written text about the purpose of the research. In this context, the lesson plan is a statistical research through na investigation, which was developed for 6th grade students, the activities rely on step by step (problematization, planning and execution). Promoting the ability to make statistical interpretations and inferences. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estatística – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento estatístico | pt_BR |
dc.subject | Gráficos | pt_BR |
dc.subject | Estudantes – Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Statistics – Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Statistical literacy | pt_BR |
dc.subject | Graphics | pt_BR |
dc.subject | Students – Elementary school | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA | pt_BR |
dc.title | O letramento estatístico: uma proposta de intervenção para o 6º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Statistical Literacy - An intervention proposal for the 6th year of Elementary School | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a velocidade das informações, a estatística passou a ser uma ferramenta essencial para todo profissional tendo uma participação cada vez mais efetiva para analisar e avaliar dados e assim contribuir de forma significativa para tomada de decisões, para que isso aconteça é preciso desenvolver o Letramento Estatístico que é de suma importância para a sociedade, pois possibilita ao indivíduo construir seu conhecimento crítico. Por isso, o ensino da estatística é tão importante para o cidadão, pois, capacita-o a interpretar tabelas e gráficos estatísticos que aparecem com frequência na mídia, possibilitando-o a lidar criticamente com as ferramentas estatísticas, ajudando-o em seu desenvolvimento pessoal. O presente trabalho fundamenta-se em Gal (2002) que define o Letramento Estatístico e em Carzola (2017) que nos direciona no ensino da estatística. O desenvolvimento do letramento estatístico surge da necessidade de formar cidadãos com visões interpretativas e participativas, e também proporcionar ao professor uma formação mais adequada, e assim podendo agir e intervir na educação estatística, com o objetivo de proporcionar o diálogo sobre o Letramento Estatístico. O vigente trabalho apresenta uma proposta de intervenção com o intuito de conduzir uma problematização em que o aluno seria convidado a produzir uma pesquisa para se tornar íntimo ao vocabulário estatístico, organizar os dados coletados por meio de tabelas e gráficos, deduzir conclusões e ao final dar oportunidade ao aluno de explanar oralmente ou por meio de texto escrito sobre a finalidade da pesquisa. Neste contexto, o plano de aula trata-se de uma pesquisa estatística através de uma investigação, que foi desenvolvido para os alunos dos 6º anos, as atividades contam com passo a passo (problematização, planejamento e execução). Promovendo a capacidade de fazer interpretações estatísticas e inferências. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O letramento estatístico: uma proposta de intervenção para o 6º ano do Ensino Fundamental.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.