00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Avelar Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6406726727504585pt_BR
dc.contributor.referee1Desidério, Edilma de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4702561250963938pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Marta Patrícia Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1400183451230837pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-16T13:57:40Z-
dc.date.available2023-11-16-
dc.date.available2023-11-16T13:57:40Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Marta Patrícia Ramos. Uso das metodologias ativas de aprendizagem no ensino de geografia na escola Novo Horizonte no município de Maceió em Alagoas. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12587-
dc.description.abstractThis study aimed to prove the importance of active learning methodologies in Geography classes, seeking to encourage teachers to attribute in their classes the search for students’ autonomy in their own learning. Traditional classes in the current school context do not provide students with effective stimuli in learning, as students in the current context like to interact during classes, but for this interaction to occur, the teacher needs to look for ways to design the classes. with more contextualized and exploratory subjects. In this way, active learning methodologies prove to be effective tools to make students active and no longer passive. The present case study presents situations in the public and private education network, which explains some cases of learning failures, also presenting solutions to solve these problems. This study also seeks to stimulate and encourage the faculty to observe from a new perspective that students need active learning. First, it is necessary to observe the students of the current decade, to be sure that it is essential to introduce active learning methodologies in the current context. The discipline of Geography has great potential for the application of these methodologies, as it studies subjects that are easily perceptible in everyday life. It is evident that active methodologies have an instigating effect on the search for knowledge, the participation of students makes them feel enthusiastic and interested in the subject studied, as they are producing their own knowledge through the challenges presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleUso das metodologias ativas de aprendizagem no ensino de geografia na escola Novo Horizonte no município de Maceió em Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeUse of active learning methodologies in geography teaching at Novo Horizonte school in the municipality of Maceió in Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou comprovar a importância das metodologias ativas de aprendizagem nas aula de Geografia, buscando incentivar os docentes a atribuir em suas aulas a busca pela autonomia dos alunos em sua própria aprendizagem. As aulas tradicionais no atual contexto escolar, não proporcionam aos alunos estímulos eficazes na aprendizagem, pois, os alunos do atual contexto, gostam de interagir durante as aulas, mas, para que haja essa interação, é preciso que o professor busque maneiras de traçar aulas com assuntos mais contextualizados e explorativos. Desta forma, as metodologias ativas de aprendizagem, se mostram ferramentas eficazes para tornar o alunado ativo e não mais passivo. O atual estudo de caso, apresenta situações da rede de educação pública e privada, a qual, explicita alguns casos de insucessos de aprendizagem, apresentando também soluções, para a resolução destes problemas. Este estudo, busca também, incentivar e encorajar o corpo docente a observar sob uma nova ótica que, os alunos necessitam de uma aprendizagem ativa. Primeiro se torna necessário observar os alunos da atual década, para se ter a certeza de que é imprescindível a introdução das metodologias ativas de aprendizagem no atual contexto. A disciplina de Geografia tem grande potencial, para a aplicação dessas metodologias, pois estuda assuntos que facilmente são perceptíveis no cotidiano. Fica evidente que as metodologias ativas, causam um efeito instigante na busca de conhecimento, a participação dos discentes fazem eles se sentirem entusiasmados e interessados no assunto estudado, em razão de que, estão produzindo seu próprio conhecimento através dos desafios apresentados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.