00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Telma Cristiane Sasso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5796636237341996pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Karla Gabriela Fernandes da-
dc.contributor.referee2Barretto, Elvira Simões-
dc.creatorNascimento, Alinny Priscilla da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1769855114603073pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-14T19:59:27Z-
dc.date.available2023-10-24-
dc.date.available2023-11-14T19:59:27Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Alinny Priscilla da Silva. Os direitos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – nível I: aportes para o exercício profissional de assistentes sociais. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12578-
dc.description.abstractAutistic Spectrum Disorder is not a disease, it is a global developmental disorder that currently includes Asperger's Syndrome in its spectrum, whose classification places it in level I of support, previously called mild autism. Disability in people with autism spectrum disorder level I sometimes goes unnoticed or is confused because people do not appear to have it, which does not annul their rights, but generally leads to violation of these and punishments/punishments, contributing to increased rates of anxiety, depression, and suicide. With the study, based on the assumption that they do not have exclusive public policies for autistic levels 1 support, we sought to understand what legislation and public policies are aimed at children and adolescents with autism spectrum disorders with emphasis on level 1 support and how to effective the work of the social assistance professional in the welcoming, attention and psychosocial support necessary to alleviate the suffering of this profile of users. It can be seen that there are generalized public policies for all levels of support, without specificities and that still need to be implemented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAutismo – nível 1 de suportept_BR
dc.subjectPessoas com Transtorno do Espectro Autista – Direitospt_BR
dc.subjectPolíticas pública – assistente socialpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectAutism – level 1 supportpt_BR
dc.subjectPeople with Autism Spectrum Disorder – Rightspt_BR
dc.subjectPublic policy – social workerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleOs direitos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – nível I: aportes para o exercício profissional de assistentes sociaispt_BR
dc.title.alternativeThe rights of children and adolescents with Autism Spectrum Disorder – level I: contributions to the professional practice of social workerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO transtorno do espectro autista não é uma doença, é um transtorno global do desenvolvimento que atualmente engloba em seu espectro a Síndrome de Asperger, cuja classificação a enquadra no nível I de suporte anteriormente chamado de autismo leve. A deficiência na pessoa com transtorno do espectro autista nível I, por vezes, passa despercebida ou é confundida porque as pessoas não aparentam tê-la, o que não anula seus direitos, mas geralmente, acarreta em violação destes e em punições/castigos, contribuindo para o aumento dos índices de ansiedade, depressão e suicídio. Com o estudo, partindo do pressuposto que não possuem políticas públicas exclusivas para autistas níveis 1 de suporte, buscou-se entender quais as legislações e políticas públicas destinadas as crianças e adolescentes com transtornos do espectro autista com ênfase ao nível 1 de suporte e como se efetiva o trabalho do profissional da assistência social no acolhimento, na atenção e no suporte psicossocial necessário para amenizar o sofrimento desse perfil de usuários. Pode-se constatar que há políticas públicas generalizadas para todos os níveis de suporte, sem especificidades e que ainda assim, necessitam ser efetivadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.