00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Arquitetura além do olhar: centro da infância de reabilitação da aprendizagem em São José do Rio Preto/SP
Autor(es): Guerra, Larissa Dias
Primeiro Orientador: Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Dílson Batista
Resumo: As escolas tradicionais não acolhem todos os estudantes da mesma maneira e há a necessidade de existirem espaços que apoiem e auxiliem aqueles que não se enquadram nos padrões pré-estabelecidos. Este trabalho tem como objetivo elaborar um anteprojeto de um Centro de Reabilitação da Aprendizagem, em São José do Rio Preto/SP, voltado para crianças de 4 a 10 anos de idade, e que possuam transtornos de aprendizagem. Além disso, buscou-se aplicar estratégias da Arquitetura Sensorial para propor um espaço mais acolhedor, respeitoso e atrativo para seus usuários. Realizou-se uma pesquisa referente às dificuldades de aprendizagem e à arquitetura sensorial, em seguida, a área escolhida para realização do projeto foi estudada e desenvolveu-se o anteprojeto. A arquitetura bem pensada vai além de formas e geometrias, ela estimula os sentidos, atende as necessidades dos seus usuários e fica marcada na memória.
Abstract: Traditional schools do not welcome all students in the same way and there is a need for spaces that support and help those who do not fit into the pre-established standards. This work aims to elaborate a preliminary project for a Learning Rehabilitation Center, in São José do Rio Preto/SP, focused on children between 4 and 10 years old with learning disorders. Also, the project seeks to apply strategies of Sensory Architecture to propose a more welcoming, respectful, and attractive space for its users. A research was carried out regarding learning disabilities and sensory architecture, and then the area chosen for the project was studied and the preliminary design was developed. A well thought-out architecture goes beyond shapes and geometries, it stimulates the senses, meets the needs of its users, and remains imprinted in the memory.
Palavras-chave: Arquitetura Sensorial
Espaços de Aprendizagem
Reabilitação - Aprendizagem Infantil
Aprendizagem infantil - Espaços adequados
Sensory Architecture
Learning Spaces
Rehabilitation - Child Learning
Children's Learning - Suitable Spaces
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Arquitetura e Urbanismo
Citação: GUERRA, Larissa Dias. Arquitetura além do olhar: Centro da Infância de Reabilitação da Aprendizagem em São José do Rio Preto/SP. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12566
Data do documento: 29-mai-2023
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