Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12566
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Arquitetura além do olhar: centro da infância de reabilitação da aprendizagem em São José do Rio Preto/SP |
Autor(es): | Guerra, Larissa Dias |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Dílson Batista |
Resumo: | As escolas tradicionais não acolhem todos os estudantes da mesma maneira e há a necessidade de existirem espaços que apoiem e auxiliem aqueles que não se enquadram nos padrões pré-estabelecidos. Este trabalho tem como objetivo elaborar um anteprojeto de um Centro de Reabilitação da Aprendizagem, em São José do Rio Preto/SP, voltado para crianças de 4 a 10 anos de idade, e que possuam transtornos de aprendizagem. Além disso, buscou-se aplicar estratégias da Arquitetura Sensorial para propor um espaço mais acolhedor, respeitoso e atrativo para seus usuários. Realizou-se uma pesquisa referente às dificuldades de aprendizagem e à arquitetura sensorial, em seguida, a área escolhida para realização do projeto foi estudada e desenvolveu-se o anteprojeto. A arquitetura bem pensada vai além de formas e geometrias, ela estimula os sentidos, atende as necessidades dos seus usuários e fica marcada na memória. |
Abstract: | Traditional schools do not welcome all students in the same way and there is a need for spaces that support and help those who do not fit into the pre-established standards. This work aims to elaborate a preliminary project for a Learning Rehabilitation Center, in São José do Rio Preto/SP, focused on children between 4 and 10 years old with learning disorders. Also, the project seeks to apply strategies of Sensory Architecture to propose a more welcoming, respectful, and attractive space for its users. A research was carried out regarding learning disabilities and sensory architecture, and then the area chosen for the project was studied and the preliminary design was developed. A well thought-out architecture goes beyond shapes and geometries, it stimulates the senses, meets the needs of its users, and remains imprinted in the memory. |
Palavras-chave: | Arquitetura Sensorial Espaços de Aprendizagem Reabilitação - Aprendizagem Infantil Aprendizagem infantil - Espaços adequados Sensory Architecture Learning Spaces Rehabilitation - Child Learning Children's Learning - Suitable Spaces |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Arquitetura e Urbanismo |
Citação: | GUERRA, Larissa Dias. Arquitetura além do olhar: Centro da Infância de Reabilitação da Aprendizagem em São José do Rio Preto/SP. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12566 |
Data do documento: | 29-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquitetura além do olhar Centro da Infância de Reabilitação da Aprendizagem em São José do Rio Preto-SP.pdf | 73.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.