00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12565
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escola de tecnologias digitais para economia criativa : pesquisa e desenvolvimento de um projeto inovador para o público da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Sales, João Gabriel Gomes de Sales
Primeiro Orientador: Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio
metadata.dc.contributor.referee1: Marroquim, Flávia Maria Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Ricardo Victor Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee4: Dornelles, Olga Mallmann
Resumo: O início do século XXI é marcado por uma revolução tecnológica sem igual, com a modernização das redes computacionais, aceleração na transição da economia física para a economia digital e a ascensão de moedas, itens digitais, inteligência artificial (IA), realidade aumentada (RA) e virtual (RV). De acordo com o cofundador da Microsoft, Bill Gates (2021), até 2024, todas as reuniões de negócios acontecerão no universo virtual, com o auxílio de óculos de realidade virtual e outros equipamentos auxiliares. Além disso, o executivo ressaltou que a pandemia da Covid-19 “mudou completamente” os ambientes de trabalho, com as empresas oferecendo vagas para funcionários trabalharem remotamente. O objetivo do presente trabalho é unir o potencial criativo e audiovisual existente nos residentes em Alagoas, a uma infraestrutura de aprendizagem tecnológica e digital, que torne possível uma melhor profissionalização, incubação de empresas e a difusão da Economia Criativa em Alagoas. A revisão de literatura foi elaborada a partir da explanação dos três conceitos centrais: Economia Criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e Artes Digitais. Também foram estudados aspectos de edificações semelhantes no cenário regional e entrevistas com especialistas, para subsidiar as diretrizes projetuais adotadas. O anteprojeto foi desenvolvido com atenção ao contexto bioclimático, às questões de sustentabilidade e à cultura regional. Além disso, buscou-se alinhar-se com os avanços da sociedade técnico-científica, visto que, apresenta características funcionais, concebida em estética inovadora, contemporânea e estimulante, no que diz respeito à criatividade e ao trabalho colaborativo.
Abstract: The beginning of the 21st century is marked by an unparalleled technological revolution, with the modernization of computer networks, acceleration in the transition from the physical economy to the digital economy and the rise of currencies, digital items, artificial intelligence (AI), augmented reality (AR) ) and virtual (VR). According to Microsoft co-founder Bill Gates (2021), by 2024, all business meetings will take place in the virtual universe, with the help of virtual reality glasses and other auxiliary equipment. In addition, the executive pointed out that the Covid-19 pandemic “completely changed” work environments, with companies offering vacancies for employees to work remotely. The objective of this work is to unite the creative and audiovisual potential existing in residents of Alagoas, to a technological and digital learning infrastructure, which makes possible a better professionalization, business incubation and the diffusion of the Creative Economy in Alagoas. The literature review was elaborated from the explanation of the three central concepts: Creative Economy, Information and Communication Technology (ICTs) and Digital Arts. Aspects of similar buildings in the regional setting and interviews with specialists were also studied to support the adopted design guidelines. The preliminary project was developed with attention to the bioclimatic context, sustainability issues and regional culture. In addition, it sought to align itself with the advances of the technical-scientific society, since it presents functional characteristics, conceived in an innovative, contemporary and stimulating aesthetic, with regard to creativity and collaborative work.
Palavras-chave: Arquitetura escolar
Economia criativa
Tecnologia digital da informação e comunicação
Arte digital
Coworking
Metaverso
School Architecture
Creative economy
Digital information and communication technology
Digital Art
Metaverse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Arquitetura e Urbanismo
Citação: SALES, João Gabriel Gomes de Sales. Escola de tecnologias digitais para economia criativa : pesquisa e desenvolvimento de um projeto inovador para o público da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12565
Data do documento: 1-jun-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.