00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Welkson Pires da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122596705808924pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Luciana da Conceição Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7338438190459190pt_BR
dc.creatorPereira, Helder Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6341489121267909pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-10T17:58:25Z-
dc.date.available2023-11-10-
dc.date.available2023-11-10T17:58:25Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationPEREIRA, Helder Santos. Formação continuada de professores de sociologia: uma análise a partir de um curso de extensão universitária. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12543-
dc.description.abstractThe present work analyzes the Extension Course of Continuing Education for High School Sociology Teachers, offered by the Institute of Social Sciences of the Federal University of Alagoas - UFAL, in partnership with the State Department of Education of Alagoas – SEDUC – AL. We start from the mandatory teaching of school sociology through Law 11.684 / 08, which also brought challenges towards the training of teachers in Social Sciences / Sociology, since, according to data provided by INEP in 2017, 85.3% of teachers in sociology in Brazil are not trained in the area. Also according to this research institute, in 2016, 83.3% of the sociology professors' chairs in Alagoas were occupied by teachers without training in the area of Social Sciences. Given the above, the analysis in question aims to understand the importance of continuing teacher training for sociology teachers in basic education, more specifically the process of implementation, development and results of the aforementioned course that constitutes our empirical object of study, especially its contribution to the training of Sociology teachers in the public education system of Alagoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectTeaching sociologypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleFormação continuada de professores de sociologia: uma análise a partir de um curso de extensão universitáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho em tela analisa o Curso de Extensão Formação Continuada de Professores de Sociologia do Ensino Médio, ofertando pelo Instituto de Ciências Socias da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas – SEDUC–AL. Partimos da obrigatoriedade do ensino de sociologia escolar através da Lei 11.684/08, que também trouxe desafios no sentido da formação de professores em Ciências Sociais/Sociologia, uma vez que, conforme dados fornecidos pelo INEP em 2017, 85,3% dos professores de sociologia no Brasil não são formados na área. Ainda conforme esse instituto de pesquisa, em 2016, 83,3 % das cadeiras dos professores de sociologia em Alagoas eram ocupadas por professores sem formação na área das Ciências Sociais. Diante do exposto, a análise em questão visa compreender a importância da formação docente continuada para os professores de sociologia da educação básica, mais especificamente o processo de implementação, desenvolvimento e resultados do supracitado curso que se constitui como nosso objeto empírico de estudo, sobretudo sua contribuição para a formação dos professores de Sociologia da rede pública de ensino de Alagoas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.