Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Welkson Pires da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0122596705808924 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3980009343505300 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santana, Luciana da Conceição Farias | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7338438190459190 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Helder Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6341489121267909 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T17:58:25Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10 | - |
dc.date.available | 2023-11-10T17:58:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Helder Santos. Formação continuada de professores de sociologia: uma análise a partir de um curso de extensão universitária. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12543 | - |
dc.description.abstract | The present work analyzes the Extension Course of Continuing Education for High School Sociology Teachers, offered by the Institute of Social Sciences of the Federal University of Alagoas - UFAL, in partnership with the State Department of Education of Alagoas – SEDUC – AL. We start from the mandatory teaching of school sociology through Law 11.684 / 08, which also brought challenges towards the training of teachers in Social Sciences / Sociology, since, according to data provided by INEP in 2017, 85.3% of teachers in sociology in Brazil are not trained in the area. Also according to this research institute, in 2016, 83.3% of the sociology professors' chairs in Alagoas were occupied by teachers without training in the area of Social Sciences. Given the above, the analysis in question aims to understand the importance of continuing teacher training for sociology teachers in basic education, more specifically the process of implementation, development and results of the aforementioned course that constitutes our empirical object of study, especially its contribution to the training of Sociology teachers in the public education system of Alagoas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Teaching sociology | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Continuing training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores de sociologia: uma análise a partir de um curso de extensão universitária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho em tela analisa o Curso de Extensão Formação Continuada de Professores de Sociologia do Ensino Médio, ofertando pelo Instituto de Ciências Socias da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas – SEDUC–AL. Partimos da obrigatoriedade do ensino de sociologia escolar através da Lei 11.684/08, que também trouxe desafios no sentido da formação de professores em Ciências Sociais/Sociologia, uma vez que, conforme dados fornecidos pelo INEP em 2017, 85,3% dos professores de sociologia no Brasil não são formados na área. Ainda conforme esse instituto de pesquisa, em 2016, 83,3 % das cadeiras dos professores de sociologia em Alagoas eram ocupadas por professores sem formação na área das Ciências Sociais. Diante do exposto, a análise em questão visa compreender a importância da formação docente continuada para os professores de sociologia da educação básica, mais especificamente o processo de implementação, desenvolvimento e resultados do supracitado curso que se constitui como nosso objeto empírico de estudo, sobretudo sua contribuição para a formação dos professores de Sociologia da rede pública de ensino de Alagoas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação continuada de professores de sociologia: uma análise a partir de um curso de extensão universitária.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.