Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12514| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Por que o ensino da arte/dança ainda não é efetivado como área de conhecimento nos espaços de formação da educação básica? | 
| Autor(es): | Farias, Eduardo Charles da Silva | 
| Primeiro Orientador: | Lima, Noemi Mello Loureiro | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Wildhagen, Joana Pinto | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Joyce de Matos | 
| Resumo: | O ensino e valorização das artes no âmbito escolar e não escolar vêm ganhando distintos significados ao longo da história, Tal valorização vem sendo influenciada pela evolução da sociedade e estudos que demonstram sua relevância. Este artigo tem como objetivo, responder a pergunta tema : Por que o ensino da dança ainda não é efetivado como área de conhecimento nos espaços de formação? Levando em consideração as políticas públicas educacionais que a legitimam como área de conhecimento nos ambientes de formação da educação básica, pude através de uma breve análise correlacionar minhas indagações com artigos já publicados a respeito do ensino da arte/dança na educação brasileira, sua história e aplicabilidade no ensino formal, e como base as pesquisas das autoras Márcia Strazzacappa, Isabel Marques e Ana May Barbosa; e assim, pude identificar que no âmbito escolar, a área de artes sofre recortes aos quais lhe são atribuídos níveis de importância e relevância para seu ensino em relação às demais áreas de conhecimento. | 
| Abstract: | Não tem | 
| Palavras-chave: | Dança na educação (Brasil) Dança na arte Ensino da dança - Escolas Dance in education (Brazil) Dance in art Dance Teaching - Schools | 
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Dança | 
| Citação: | FARIAS, Eduardo Charles da Silva. Por que o ensino da arte/dança ainda não é efetivado como área de conhecimento nos espaços de formação da educação básica? 2023. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12514 | 
| Data do documento: | 31-mai-2023 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Por que o ensino da artedança ainda não é efetivado como área de conhecimento nos espaços de formação da educação básica....pdf | 446.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

