Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maia Filho, Humberto Jorge de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9286787665916730 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Leonéa Vitória | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6541409286919404 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Maria Heloise Silva dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6870731223559695 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Marcelo Augusto Gomes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7305413033617236 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T14:28:40Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30 | - |
dc.date.available | 2023-10-30T14:28:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Marcelo Augusto Gomes. Representações dos estudantes de uma escola pública de Maceió sobre a prática do handebol. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12501 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study was to identify the students' representations about the practice of handball in a public school in Maceió-AL. In this sense, the research presented a descriptive qualitative approach. As a research instrument, a semistructured interview was performed, recorded in mp3 format and transcribed into a document. The research was carried out in a public school in Maceió-AL in which 09 (nine) elementary school students participated, members of the handball modality, being presented only by age and gender, in order to maintain the confidentiality of their identities. In the investigation of the study, as a form of data processing, content analysis was used. From the testimonies of the participating subjects, the following categories emerged: the teacher's role in teaching handball; the benefits of handball at school; the passion for the sport and the search for opportunity. From the interpretation of the data, it can be concluded that the participants represent handball as a sport that provides improvements in quality of life and physical conditioning, especially when it acts in the fight against sedentary lifestyle, in addition to promoting social interaction, from the search for pleasure to professional pretensions. In this sense, it was seen that the teacher has an important role in the integral development of these students, being a guide and mediator in this process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Handebol | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Maceió (AL) | pt_BR |
dc.subject | Handball | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | Public schools - Maceió (AL) | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Representações dos estudantes de uma escola pública de Maceió sobre a prática do handebol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi identificar as representações dos estudantes sobre a prática do handebol numa escola pública de Maceió-AL. Neste sentido, a pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa descritiva. Como instrumento de pesquisa, foi realizada uma entrevista semiestruturada, gravada em formato mp3 e transcrita em documento. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Maceió-AL na qual participaram 09 (nove) alunos do ensino fundamental, integrantes da modalidade handebol, sendo apresentados apenas por idade e gênero, com intuito de manter a confidência de suas identidades. Na investigação do estudo, como forma de tratamento de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. A partir dos depoimentos dos sujeitos participantes, surgiram as seguintes categorias: a atuação do professor no ensino do handebol; os benefícios do handebol na escola; a paixão pelo esporte e a busca por oportunidade. A partir da interpretação dos dados, pode-se concluir que os participantes representam o handebol como um esporte que proporciona melhorias na qualidade de vida e no condicionamento físico, principalmente quando atua no combate ao sedentarismo, além de promover a interação social, desde a busca por prazer a pretensões profissionais. Neste sentido foi visto que o professor tem um papel importante no desenvolvimento integral destes estudantes, sendo um orientador e mediador neste processo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Representações dos estudantes de uma escola pública de Maceió sobre a prática do handebol.pdf | 473.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.