00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maia Filho, Humberto Jorge de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9286787665916730pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Leonéa Vitória-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6541409286919404pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Maria Heloise Silva dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6870731223559695pt_BR
dc.creatorFerreira, Marcelo Augusto Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7305413033617236pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-30T14:28:40Z-
dc.date.available2023-10-30-
dc.date.available2023-10-30T14:28:40Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcelo Augusto Gomes. Representações dos estudantes de uma escola pública de Maceió sobre a prática do handebol. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12501-
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify the students' representations about the practice of handball in a public school in Maceió-AL. In this sense, the research presented a descriptive qualitative approach. As a research instrument, a semistructured interview was performed, recorded in mp3 format and transcribed into a document. The research was carried out in a public school in Maceió-AL in which 09 (nine) elementary school students participated, members of the handball modality, being presented only by age and gender, in order to maintain the confidentiality of their identities. In the investigation of the study, as a form of data processing, content analysis was used. From the testimonies of the participating subjects, the following categories emerged: the teacher's role in teaching handball; the benefits of handball at school; the passion for the sport and the search for opportunity. From the interpretation of the data, it can be concluded that the participants represent handball as a sport that provides improvements in quality of life and physical conditioning, especially when it acts in the fight against sedentary lifestyle, in addition to promoting social interaction, from the search for pleasure to professional pretensions. In this sense, it was seen that the teacher has an important role in the integral development of these students, being a guide and mediator in this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHandebolpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectHandballpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectPublic schools - Maceió (AL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleRepresentações dos estudantes de uma escola pública de Maceió sobre a prática do handebolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi identificar as representações dos estudantes sobre a prática do handebol numa escola pública de Maceió-AL. Neste sentido, a pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa descritiva. Como instrumento de pesquisa, foi realizada uma entrevista semiestruturada, gravada em formato mp3 e transcrita em documento. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Maceió-AL na qual participaram 09 (nove) alunos do ensino fundamental, integrantes da modalidade handebol, sendo apresentados apenas por idade e gênero, com intuito de manter a confidência de suas identidades. Na investigação do estudo, como forma de tratamento de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. A partir dos depoimentos dos sujeitos participantes, surgiram as seguintes categorias: a atuação do professor no ensino do handebol; os benefícios do handebol na escola; a paixão pelo esporte e a busca por oportunidade. A partir da interpretação dos dados, pode-se concluir que os participantes representam o handebol como um esporte que proporciona melhorias na qualidade de vida e no condicionamento físico, principalmente quando atua no combate ao sedentarismo, além de promover a interação social, desde a busca por prazer a pretensões profissionais. Neste sentido foi visto que o professor tem um papel importante no desenvolvimento integral destes estudantes, sendo um orientador e mediador neste processo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representações dos estudantes de uma escola pública de Maceió sobre a prática do handebol.pdf473.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.