00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12364
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O hábito de leitura dos alunos de escolas públicas estaduais de Maceió da 1ª gere
Autor(es): Anselmo, Maria José de Lima
Primeiro Orientador: Almeida, Jacqueline Praxedes de
metadata.dc.contributor.referee1: Marisco, Luciane Maranha de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Calazans, Denis Rocha
Resumo: Este estudo objetivou conhecer os hábitos de leitura dos alunos do 3° ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Maceió da 1ª Gerência de Ensino (GERE), bem como identificar os projetos de incentivo à leitura realizados nas escolas. A pesquisa foi realizada através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), ciclo 2019-2020, intitulado “Ensino de Geografia e Literatura: o PNLD Literário nas escolas públicas estaduais de Maceió”. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados o questionário, sendo o material entregue aos alunos para que fosse respondido. Após essa etapa, os questionários foram tabulados e os dados adquiridos analisados, tendo como base para essa averiguação o referencial teórico selecionado. Os dados obtidos demostraram, entre outros resultados, que o perfil socioeconômico dos alunos está ligado a seu acesso a livros e, consequentemente, ao hábito de leitura, fazendo da escola e dos projetos nela desenvolvidos o principal meio de incentivo ao ato de ler.
Abstract: This study aimed to know the reading habits of students in the 3rd year of high school in the state public schools of Maceió of the 1st Teaching Management (GERE), as well as to identify projects to encourage reading carried out in schools. The research was carried out through the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC), cycle 2019-2020, entitled “Teaching of Geography and Literature: the Literary PNLD in state public schools in Maceió”. The questionnaire was used as a data collection instrument, and the material was given to the students in questionnaires to be answered. After this step, the questionnaires were tabulated and the acquired data analyzed, based on the selected theoretical framework for this investigation. The data obtained showed, among other results, that the socioeconomic profile of students is linked to their access to books and, consequently, to the habit of reading, making the school, and the projects developed therein, the main means of encouraging the act of reading.
Palavras-chave: Geografia – Estudo e ensino
Ensino Médio
Literatura
Leitura
Geography - Study and teaching
High School
Literature
Reading
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: ANSELMO, Maria José de Lima. O hábito de leitura dos alunos de escolas públicas estaduais de Maceió da 1ª gere. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12364
Data do documento: 8-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O hábito de leitura dos alunos de escolas públicas estaduais de Maceió da 1ª gere.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.