Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Angelina Nunes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061413632710947 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miura, Paula Orchiucci | - |
dc.creator | Silva, Janicleide Marcelino da | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4536871733260775 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T22:41:55Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04 | - |
dc.date.available | 2023-10-18T22:41:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Janicleide Marcelino da. O envolvimento da família na educação infantil: uma análise institucional. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12363 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this research is to discuss the family-school relationship from the point of view of parents and teachers at a municipal school in Maceió, reflecting on the consequences of family engagement in the process of children's schooling. In addition, this research seeks a scientific deepening and a closer look at the narratives and articulations between the context of early childhood education and the family as institutions of paramount importance for child development. As a result of the proposed objectives, a qualitative research with descriptive field work was chosen, data were collected through semi-structured interviews applied to 1 teacher and 2 mothers in a municipal school in the city of Maceió and later created a textual corpus that was analyzed by the similitude tree of the Iramuteq software. As a result, it is perceived that the conception of the family-school relationship has divergences regarding the understanding of the roles and that the dialogue between the institutions is weakened. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Maceió | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Family | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education Teachers | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education - Maceió | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | O envolvimento da família na educação infantil: uma análise institucional | pt_BR |
dc.title.alternative | The involvement of the family in early childhood education: a institutional analysis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como finalidade discutir sobre a relação família-escola a partir da concepção dos pais e dos professores de uma escola da rede municipal de ensino de Maceió, refletindo sobre os desdobramentos do engajamento da família no processo de escolarização infantil. Além disso, busca-se com essa pesquisa um aprofundamento científico e um olhar mais atento para as narrativas e articulações entre o contexto da educação infantil e a família enquanto instituições de suma importância para o desenvolvimento infantil. Em decorrência dos objetivos propostos optou-se por uma pesquisa com caráter qualitativo com trabalho descritivo de campo, os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 1 professora e 2 duas mães em uma escola municipal na cidade de Maceió e posteriormente criado um corpus textual que foi analisado pela árvore de similitude do software Iramuteq. Como resultado percebe-se que a relação família-escola, possui divergências quanto a compreensão dos papéis e que o diálogo entre as instituições é fragilizado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O envolvimento da família na educação infantil_uma análise institucional.pdf | 256.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.