00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Miura, Paula Orchiucci-
dc.creatorSilva, Janicleide Marcelino da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4536871733260775pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T22:41:55Z-
dc.date.available2023-10-04-
dc.date.available2023-10-18T22:41:55Z-
dc.date.issued2023-05-22-
dc.identifier.citationSILVA, Janicleide Marcelino da. O envolvimento da família na educação infantil: uma análise institucional. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12363-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to discuss the family-school relationship from the point of view of parents and teachers at a municipal school in Maceió, reflecting on the consequences of family engagement in the process of children's schooling. In addition, this research seeks a scientific deepening and a closer look at the narratives and articulations between the context of early childhood education and the family as institutions of paramount importance for child development. As a result of the proposed objectives, a qualitative research with descriptive field work was chosen, data were collected through semi-structured interviews applied to 1 teacher and 2 mothers in a municipal school in the city of Maceió and later created a textual corpus that was analyzed by the similitude tree of the Iramuteq software. As a result, it is perceived that the conception of the family-school relationship has divergences regarding the understanding of the roles and that the dialogue between the institutions is weakened.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectProfessores de educação infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantil - Maceiópt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education Teacherspt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education - Maceiópt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO envolvimento da família na educação infantil: uma análise institucionalpt_BR
dc.title.alternativeThe involvement of the family in early childhood education: a institutional analysispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como finalidade discutir sobre a relação família-escola a partir da concepção dos pais e dos professores de uma escola da rede municipal de ensino de Maceió, refletindo sobre os desdobramentos do engajamento da família no processo de escolarização infantil. Além disso, busca-se com essa pesquisa um aprofundamento científico e um olhar mais atento para as narrativas e articulações entre o contexto da educação infantil e a família enquanto instituições de suma importância para o desenvolvimento infantil. Em decorrência dos objetivos propostos optou-se por uma pesquisa com caráter qualitativo com trabalho descritivo de campo, os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 1 professora e 2 duas mães em uma escola municipal na cidade de Maceió e posteriormente criado um corpus textual que foi analisado pela árvore de similitude do software Iramuteq. Como resultado percebe-se que a relação família-escola, possui divergências quanto a compreensão dos papéis e que o diálogo entre as instituições é fragilizado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O envolvimento da família na educação infantil_uma análise institucional.pdf256.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.