Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Célia Nonata da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1245637151421828 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Flores, Alberto Vivar | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4549856147983094 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, José Roberto dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2602942466421097 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vasconcelos, Maristher Moura | - |
dc.creator | Silva, José Daniel dos Santos. | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T12:28:43Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18 | - |
dc.date.available | 2023-10-18T12:28:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Daniel dos Santos. Formação inicial do professor de história e estágio supervisionado obrigatório: experiências de um discente à formação de um docente. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12344 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to share the theoretical and practical experiences of this student (José Daniel dos Santos Silva), enrolled in the History Degree Course (2018-2022), having gone through the teaching initiation programs, PIBID - Scholarship Program Introduction to Teaching, PRP – Pedagogical Residency Program and the four Mandatory Supervised Internships. Using for this work documents, report, small research, experiences in different schools during the programs and stay and at a certain moment experience lived in the period of the Pandemic (Covid-19). The theoretical bases of this work are the result of works by authors such as: Cainelli and Schmidt; Lindamir Zeglin Fernandes; Kátia Maria Abud (2011); and others. Authors who tolerated this initial training and helped us to understand what it means to “be” or “be” a teacher in such remote environments that threaten the teaching of History in the country and the current educational reality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Discência | pt_BR |
dc.subject | Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil) | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Residency Program (Brazil) | pt_BR |
dc.subject | Supervised Internships | pt_BR |
dc.subject | History - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Formação inicial do professor de história e estágio supervisionado obrigatório: experiências de um discente à formação de um docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o intuito de compartilhar às experiências teóricas e práticas deste discente (José Daniel dos Santos Silva), inscrito no Curso de História Licenciatura (20182022), tendo passado pelos programas de iniciação à docência, PIBID – Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, PRP – Programa Residência Pedagógica e os quatro Estágios Supervisionados Obrigatórios. Utilizando para tal trabalho documentos, relatórios, pequenas pesquisas, vivências em diferentes escolas durante os programas e estágios e em certo momento experiências vividas no período da Pandemia (Covid-19). As bases teóricas deste trabalho são frutos de trabalhos de autores como: Cainelli e Schmidt; Lindamir Zeglin Fernandes; Kátia Maria Abud (2011); e outros. Autores que contribuíram para esta formação inicial e nos ajudaram a compreender o que é “estar” ou “ser” professor em meios tão remotos que ameaçam o ensino de História no país e a realidade educacional atual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação inicial do professor de história e estágio supervisionado obrigatório: experiências de um discente à formação de um docente.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.