00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Célia Nonata da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1245637151421828pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, Alberto Vivar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549856147983094pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, José Roberto dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602942466421097pt_BR
dc.contributor.referee3Vasconcelos, Maristher Moura-
dc.creatorSilva, José Daniel dos Santos.-
dc.date.accessioned2023-10-18T12:28:43Z-
dc.date.available2023-10-18-
dc.date.available2023-10-18T12:28:43Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.citationSILVA, José Daniel dos Santos. Formação inicial do professor de história e estágio supervisionado obrigatório: experiências de um discente à formação de um docente. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12344-
dc.description.abstractThe present work aims to share the theoretical and practical experiences of this student (José Daniel dos Santos Silva), enrolled in the History Degree Course (2018-2022), having gone through the teaching initiation programs, PIBID - Scholarship Program Introduction to Teaching, PRP – Pedagogical Residency Program and the four Mandatory Supervised Internships. Using for this work documents, report, small research, experiences in different schools during the programs and stay and at a certain moment experience lived in the period of the Pandemic (Covid-19). The theoretical bases of this work are the result of works by authors such as: Cainelli and Schmidt; Lindamir Zeglin Fernandes; Kátia Maria Abud (2011); and others. Authors who tolerated this initial training and helped us to understand what it means to “be” or “be” a teacher in such remote environments that threaten the teaching of History in the country and the current educational reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógica (Brasil)pt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectDiscênciapt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil)pt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Program (Brazil)pt_BR
dc.subjectSupervised Internshipspt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleFormação inicial do professor de história e estágio supervisionado obrigatório: experiências de um discente à formação de um docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o intuito de compartilhar às experiências teóricas e práticas deste discente (José Daniel dos Santos Silva), inscrito no Curso de História Licenciatura (20182022), tendo passado pelos programas de iniciação à docência, PIBID – Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, PRP – Programa Residência Pedagógica e os quatro Estágios Supervisionados Obrigatórios. Utilizando para tal trabalho documentos, relatórios, pequenas pesquisas, vivências em diferentes escolas durante os programas e estágios e em certo momento experiências vividas no período da Pandemia (Covid-19). As bases teóricas deste trabalho são frutos de trabalhos de autores como: Cainelli e Schmidt; Lindamir Zeglin Fernandes; Kátia Maria Abud (2011); e outros. Autores que contribuíram para esta formação inicial e nos ajudaram a compreender o que é “estar” ou “ser” professor em meios tão remotos que ameaçam o ensino de História no país e a realidade educacional atual.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.