00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Paulo Sérgio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2957409375347025pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Valdemir da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0244765202066217pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Érica Xavier de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768990937909522pt_BR
dc.creatorLima, Gabriel Gomes de-
dc.date.accessioned2023-10-17T11:53:13Z-
dc.date.available2023-10-17-
dc.date.available2023-10-17T11:53:13Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriel Gomes de. Análise de custos e precificação: estudo sobre uma microempreendedora individual do comércio de alimentos. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12326-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the costs and pricing of products marketed by an individual micro-entrepreneur in the business of the esfihas food trade in the city of Maceió-AL, considering the importance of management for the decision-making process and pricing. From this, through an interview with the entrepreneur, information on costs and expenses was collected, in addition to the unit cost values of each item, using a cost sheet, which was prepared based on a matrix of studies previously carried out. The research was outlined in three stages, where the first consists of the exploratory phase, in which data was collected during the month of September 2022, based on the reference data in August of the same year. In the second stage, the treatment and cost-volume-profit analysis of the collected data began, through spreadsheets and calculations made to identify the break-even point, contribution margin, and safety margin. And finally the third phase, where there was the evaluation and analysis of the data, made observations and complemented with information for improvements in the company's performance. The results found reveal that the price practiced in 14 out of 17 products are not compatible with the company's profit goal, and that three of them already exceed the values calculated by the Markup in their current prices, which are: Esfiha de Calabresa com Catupiry, Esfiha Romeu e Julieta and Esfiha Turbinada. According to the company's sales prices, it was seen that it is necessary to sell about 668 units, or the value of R$ 5,907.41, to generate a null result; however, if the orientative sales prices are used, the necessary quantity drops to about 468 units, or the value of R$ 5,080.18. It is worth noting that it is essential to monitor any adjustments to the current price list, because by the very nature of the cost-volume-profit ratio evaluation technique, as well as the application of Markup, the variables may change.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectPolítica de preçopt_BR
dc.subjectAnálise de valor (Controle de custo)pt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectCostspt_BR
dc.subjectPricing policypt_BR
dc.subjectValue analysis (Cost control)pt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleAnálise de custos e precificação: estudo sobre uma microempreendedora individual do comércio de alimentospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of cost and pricing: a study on an individual microentrepreneur in the food tradept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar os custos e a precificação dos produtos comercializados por uma microempreendedora individual no ramo do comércio de alimentos de esfihas na cidade de Maceió-AL, tendo em vista à importância da gestão para o processo de tomada de decisão e precificação. A partir disso, através de entrevista com a empresária, foram levantadas as informações de custos e despesas, além dos valores do custo unitário de cada item, utilizando uma ficha de custos, em que a elaboração foi realizada a partir de uma matriz de estudos anteriormente realizados. A pesquisa foi delineada em três etapas, onde a primeira consiste na fase exploratória, em que foi feita a coleta de dados durante o mês de setembro de 2022, sobre os dados de referência em agosto do mesmo ano. Já a segunda etapa, deu-se início o tratamento e análise custo-volume-lucro dos dados coletados, através de planilhas e cálculos feitos para identificar o ponto de equilíbrio, margem de contribuição e margem de segurança. E por fim a terceira fase, onde houve a avaliação e análise dos dados, feito observações e complementada com informações para melhorias no desempenho da empresa. Os resultados encontrados revelam que o preço praticado, em 14 de 17 produtos, não estão compatíveis com a meta de lucro da empresária e que 3 desses, já superam os valores calculados pelo Markup em seus preços atuais, que são: Esfiha de Calabresa com Catupiry, Esfiha Romeu e Julieta e Esfiha Turbinada. De acordo com os preços de vendas da empresa, foi visto que é necessária a comercialização de cerca de 668 unidades, ou o valor de R$ 5.907,41, para gerar um resultado nulo, porém, caso sejam utilizados os preços de venda orientativos, a quantidade necessária cai para cerca de 468 unidades, ou o valor de R$ 5.080,18. Vale ressaltar que é imprescindível o acompanhamento de eventuais ajustes na atual tabela de preços, pois, pela própria natureza da técnica de avaliação da relação custo-volume-lucro, assim como a aplicação da Markup, as variáveis podem sofrer alterações.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de custos e precificação: estudo sobre uma microempreendedora individual do comércio de alimentos.pdf18.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.