00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Elton Malta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290548756209369pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Alexandre Tadeu Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674924194857488pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Pedro Valentim dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2447231989193754pt_BR
dc.creatorLima, Erivaldo Douglas Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7232005984361013pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T15:08:48Z-
dc.date.available2023-10-04-
dc.date.available2023-10-04T15:08:48Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationLIMA, Erivaldo Douglas Santos de. Relação entre força de atrito e área de contato: uma proposta de aplicação da aprendizagem baseada em problemas utilizando o software Tracker como recurso didático. 2023 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12257-
dc.description.abstractIn most high schools, the education of Physics still maintains its focus on traditional education, with classes centered on the teacher, unidirectional and always from top to bottom. However, in face of technological advances, the development of new theories of education and learning methodologies of the domain of Physics, this dissertation aims to break the barrier of traditional teaching and the new school, bringing as a main focus the learning as you do, and make the student responsible for their own education, developing protagonism and investigative character. For that, we will use John Dewey's theory in which the process of teaching-learning is centered on an individual's lived experiences. Vygotsky's theory also brings up that the education is related to the relationship between individuals and society. In the methodology na activity will be proposed which investigates the relation between frictional force and contact area of an object and the surface it supports, based on active methodologies, specifically in Problem-based Learning (PBL) combined with didactic resources and using the Tracker software to analyze videos as a mean of educational product. It is important to point out that this educational product will have an institutional character and will be consulted by other teachers to be replicated in different schools. The results of this dissertation, analyzed after application at Ariano Vilar Suassuna Technical School, located in the city of Garanhuns, in the state of Pernambuco, in a 1st year of high school class, highlight the student's independence in the construction of their own education, being critical and dealing with constructive situations in the phenomenological sense of the concepts involving the frictional force and its relation with contact surfaces.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTracker (Software)pt_BR
dc.subjectPhysics – Study and teachingpt_BR
dc.subjectActive-methodologiespt_BR
dc.subjectProblem-based Learning (PBL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleRelação entre força de atrito e área de contato: uma proposta de aplicação da aprendizagem baseada em problemas utilizando o software Tracker como recurso didáticopt_BR
dc.title.alternativeRelation between frictional force and contact area: a proposal of application established on problem-based learning using the Tracker software as a didactic resourcept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEm boa parte das escolas do Ensino Médio, o ensino de Física ainda mantém seu foco no ensino tradicional, com aulas centradas no professor, unidirecional e sempre de cima para baixo. Porém, diante dos avanços tecnológicos, do desenvolvimento de novas teorias de aprendizagem e de metodologias de aprendizagem no ensino de Física, esse trabalho tem como objetivo quebrar a barreira do ensino tradicional e a escola nova, trazendo como foco principal o aprender fazendo, e tornar o aluno responsável por sua própria aprendizagem, desenvolvendo o protagonismo e caráter investigativo. Para esse fim, utilizaremos a teoria de John Dewey em que o processo ensino-aprendizagem se centraliza nas experiências vivenciadas. A teoria de Vygotsky traz também, que a aprendizagem está ligada à relação indivíduos/sociedade. Na metodologia será proposta uma atividade que investiga a relação entre a força de atrito, a área de contato de um objeto e a superfície que se apoia, baseandose em metodologias ativas, especificamente na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) aliadas a recursos didáticos e utilizando o software Tracker para análise de vídeos em forma de produto educacional. É importante salientar que este produto educacional terá caráter instrucional e será consultado por outros professores para ser replicado em outras escolas. Os resultados deste trabalho, analisados após aplicação na Escola Técnica Ariano Vilar Suassuna, localizado na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, ressaltam a independência do aluno na construção de sua própria aprendizagem, mostrando-se crítico e lidando com situações contraintuitivas no sentido fenomenológico dos conceitos envolvendo a força de atrito e sua relação com as superfícies de contato.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.