00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Alex Emanuel Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2231272728491909pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409575009099582pt_BR
dc.contributor.referee2Praxedes, Ana Paula Perdigão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754939025621864pt_BR
dc.creatorSilva, Sara Raquel de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4455598212108224pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T14:44:12Z-
dc.date.available2023-10-04-
dc.date.available2023-10-04T14:44:12Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationSILVA, Sara Raquel de Souza. Ludo Newton-Huygens: uma proposta lúdica para o ensino de óptica no ensino médio. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12256-
dc.description.abstractThe difficulties in teaching Physics in Brazil are closely related to the methodologies adopted for this purpose. Among the different strategies through which learningcantake place, in the teaching of Physics in Brazil, the most used is the traditional method through classes in the form of an expository monologue. In this scenario, the present work sought an alternative way of teaching, which couldnot only complement the pedagogical practices of the classroom in a constructive way, aswell as raise social and cognitive skills useful to the teaching-learning of Physics. Inorder to do so, we systematically examine psychopedagogical theories of teachingand learning, the empirical foundation of educational recreational activities and also educational products of the gender that were successful in their application. Thus, from the research carried out, we created a board game aimed at teachingGeometric Optics to high school students and applied it in the classroom to a second year high school class at Escola Pública Estadual, in the city of Santana do Mundaú– AL. The results of the application of the game were analyzed from a questionnair eapplied before and after the application of the educational product and showed that students developed knowledge and skills of the Physics discipline, inaddition to having a greater understanding of the content to the detriment of memorization and replication mechanics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.subjectRecursos e instrumentos psico-pedagógicospt_BR
dc.subjectLuzpt_BR
dc.subjectJogos no ensino de físicapt_BR
dc.subjectOpticspt_BR
dc.subjectPsycho-pedagogical resources and instrumentspt_BR
dc.subjectLightpt_BR
dc.subjectGames in physics teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleLudo Newton-Huygens: uma proposta lúdica para o ensino de óptica no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeLudo Newton-Huygens: a playful proposal for the teaching of optics in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs dificuldades no ensino de Física no Brasil estão intimamente relacionadas às metodologias adotadas para tal. Dentre as diversas estratégias através das quais pode se dar o aprendizado, no ensino de Física brasileiro, a mais empregada é o método tradicional através de aulas em formato de monólogo expositivo. Nesse cenário, o presente trabalho buscou uma maneira alternativa de ensino, que pudesse não só complementar as práticas pedagógicas da sala de aula de maneira construtiva, bem como suscitar habilidades sociais e cognitivas úteis ao ensino-aprendizagem de Física. Para tanto, examinamos sistematicamente teorias psicopedagógicas de ensino-aprendizagem, fundamentação empírica das atividades recreativas educacionais e produtos educacionais do gênero que lograram êxito em sua aplicação. Assim, a partir da pesquisa realizada criamos um jogo de tabuleiro objetivando o ensino da Óptica Geométrica aos alunos do Ensino Médio e o aplicamos em sala de aula para uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual, na cidade de Santana do Mundaú – AL. Os resultados da aplicação do jogo foram analisados a partir de um questionário aplicado antes e depois da aplicação do produto educacional e mostraram que os alunos desenvolveram conhecimentos e habilidades da disciplina de Física, além de possuírem uma maior compreensão do conteúdo em detrimento da memorização e replicação mecânica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludo Newton-Huygens: uma proposta lúdica para o ensino de óptica no ensino médio.pdf3.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.