Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Alex Emanuel Barros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2231272728491909 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Maria Socorro Seixas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8409575009099582 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Praxedes, Ana Paula Perdigão | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1754939025621864 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Sara Raquel de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4455598212108224 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T14:44:12Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04 | - |
dc.date.available | 2023-10-04T14:44:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sara Raquel de Souza. Ludo Newton-Huygens: uma proposta lúdica para o ensino de óptica no ensino médio. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12256 | - |
dc.description.abstract | The difficulties in teaching Physics in Brazil are closely related to the methodologies adopted for this purpose. Among the different strategies through which learningcantake place, in the teaching of Physics in Brazil, the most used is the traditional method through classes in the form of an expository monologue. In this scenario, the present work sought an alternative way of teaching, which couldnot only complement the pedagogical practices of the classroom in a constructive way, aswell as raise social and cognitive skills useful to the teaching-learning of Physics. Inorder to do so, we systematically examine psychopedagogical theories of teachingand learning, the empirical foundation of educational recreational activities and also educational products of the gender that were successful in their application. Thus, from the research carried out, we created a board game aimed at teachingGeometric Optics to high school students and applied it in the classroom to a second year high school class at Escola Pública Estadual, in the city of Santana do Mundaú– AL. The results of the application of the game were analyzed from a questionnair eapplied before and after the application of the educational product and showed that students developed knowledge and skills of the Physics discipline, inaddition to having a greater understanding of the content to the detriment of memorization and replication mechanics. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Óptica | pt_BR |
dc.subject | Recursos e instrumentos psico-pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Luz | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Optics | pt_BR |
dc.subject | Psycho-pedagogical resources and instruments | pt_BR |
dc.subject | Light | pt_BR |
dc.subject | Games in physics teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Ludo Newton-Huygens: uma proposta lúdica para o ensino de óptica no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Ludo Newton-Huygens: a playful proposal for the teaching of optics in high school | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | As dificuldades no ensino de Física no Brasil estão intimamente relacionadas às metodologias adotadas para tal. Dentre as diversas estratégias através das quais pode se dar o aprendizado, no ensino de Física brasileiro, a mais empregada é o método tradicional através de aulas em formato de monólogo expositivo. Nesse cenário, o presente trabalho buscou uma maneira alternativa de ensino, que pudesse não só complementar as práticas pedagógicas da sala de aula de maneira construtiva, bem como suscitar habilidades sociais e cognitivas úteis ao ensino-aprendizagem de Física. Para tanto, examinamos sistematicamente teorias psicopedagógicas de ensino-aprendizagem, fundamentação empírica das atividades recreativas educacionais e produtos educacionais do gênero que lograram êxito em sua aplicação. Assim, a partir da pesquisa realizada criamos um jogo de tabuleiro objetivando o ensino da Óptica Geométrica aos alunos do Ensino Médio e o aplicamos em sala de aula para uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual, na cidade de Santana do Mundaú – AL. Os resultados da aplicação do jogo foram analisados a partir de um questionário aplicado antes e depois da aplicação do produto educacional e mostraram que os alunos desenvolveram conhecimentos e habilidades da disciplina de Física, além de possuírem uma maior compreensão do conteúdo em detrimento da memorização e replicação mecânica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ludo Newton-Huygens: uma proposta lúdica para o ensino de óptica no ensino médio.pdf | 3.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.