00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Jorge Luiz Lopes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4834230452813768pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1628106102904912pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Lucas Anhezini de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187546927822723pt_BR
dc.creatorOliveira, José Maria Pedrosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478485281378800pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-02T14:09:20Z-
dc.date.available2023-10-02-
dc.date.available2023-10-02T14:09:20Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Maria Pedrosa. O uso, a leitura e a interpretação de imagens como estratégia de ensino-aprendizagem na biologia. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12233-
dc.description.abstractThe study of Biology in high school presents many difficulties in the assimilation of concepts, laws and theories on the part of students, especially in public schools, taking into account as they arrive, at this stage of primary education, with many difficulties in learning. In addition, this curricular component has its own vocabulary that creates obstacles to your understanding. Therefore, using teaching strategies that stimulate learning, solidify the construction of knowledge, and allow students to be protagonists of the production and absorption of technicalscientific knowledge becomes vital for the construction of citizens able to interfere in society, in the search for a better quality of life for everyone. The present work aims to show their importance of the use of reading and Interpretation of Images in the understanding of biological concepts involved in the theme Cellular Respiration for 1st year students of High School at State School Theotônio Vilela Brandão in Maceió-Alagoas. The present research involved the application of practical activities, reading and interpretation of images as a teaching-learning strategy, inserting visual literacy as a bridge between verbal and nonverbal language. An approach was used interactionist and investigative nature through the application of a didactic sequence, in order to contribute to a better understanding of a theme that is characterized by abstract and difficult to understand of the phases of cellular respiration and its connection to socalled pulmonary respiration. The research has shown that using visual literacy and investigative teaching can provide the correct conceptual understanding that breathing is to produce chemical energy and the respiratory and digestive systems are the initial steps of the process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectRespiração celularpt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectBiology (High school)pt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subjectCellular respirationpt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.subjectInvestigative teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO uso, a leitura e a interpretação de imagens como estratégia de ensino-aprendizagem na biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO estudo da Biologia, no ensino médio, apresenta muitas dificuldades na assimilação dos conceitos, leis e teorias por parte dos alunos, em especial nas escolas públicas, tendo em vista que estes chegam, nessa fase do ensino básico, com muitas dificuldades de aprendizagem. Além disso, esse componente curricular possui um vocabulário próprio que cria obstáculos a sua compreensão. Portanto, utilizar estratégias de ensino que estimule a aprendizagem, solidifique a construção do saber e oportunize os alunos a serem protagonistas da produção e absorção dos conhecimentos técnicos-científicos torna-se vital para a construção de cidadãos aptos a interferir na sociedade, na busca de uma melhor qualidade de vida para todos. O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do Uso, da Leitura e da Interpretação de Imagens na compreensão dos conceitos biológicos envolvidos no tema Respiração Celular para os alunos dos 1º anos do ensino médio da Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão em Maceió-Alagoas. A presente pesquisa envolveu a aplicação de atividades práticas, de leitura e interpretação de imagens como estratégia de ensino-aprendizagem, inserindo a alfabetização visual como ponte entre a linguagem verbal e a não verbal. Foi usada uma abordagem interacionista e de cunho investigativo através da aplicação de uma sequência didática, no intuito de contribuir para um melhor entendimento de um tema que se caracteriza por ser abstrato e de difícil entendimento das fases da respiração celular e sua conexão com a chamada respiração pulmonar. A pesquisa demostrou que utilizar alfabetização visual e o ensino investigativo pode proporcionar o entendimento conceitual correto de que respirar é produzir energia química e os sistemas respiratório e digestório são os caminhos iniciais do processo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso, a leitura e a interpretação de imagens como estratégia de ensino-aprendizagem na biologia.pdf4.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.