00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.creatorSantos, Alisson Izídio dos-
dc.date.accessioned2023-09-29T22:15:10Z-
dc.date.available2023-09-01-
dc.date.available2023-09-29T22:15:10Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Alisson Izídio dos. Caminhos do Ensino de Matemática no Brasil: da Colônia à República. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12225-
dc.description.abstractThe school is a learning environment, exchange of knowledge, knowledge and teaching of various disciplines, such as Mathematics, which has always been part of the daily lives of students and is seen by some as a difficult and inaccessible discipline. Bearing in mind the current reality of Mathematics teaching, this work intends to describe and characterize the reality of Mathematics teachers during different historical periods in Brazil (Colony, Empire and Republic), investigating the contributions of the Society of Jesus and the teaching model Jesuit in Brazil, advancing with the expulsion of the Jesuits with the arrival of the Marquis of Pombal and influence in the structuring of Military Education with the Fortifications and Artillery schools in Brazil. We will also explore the Teaching of Mathematics in Empire Brazil after the arrival of the Portuguese Court in Brazil, establishing higher education in the country, transforming Secondary Education from preparatory exams. Finally, we describe the reforms of Mathematics Teaching in Brazil after the Proclamation of the Republic in 1889, observing the contributions of important characters in the structuring of Brazilian education such as: Benjamin Constant, Francisco Campos, Gustavo Capanema and the Importance of the Mathematics Movement Moderna (MMM) in the development of education in the country. In this way, this present work intends to describe necessary knowledge to the professor who teaches Mathematics in the different effective governments, for the exercise of the magisterium in the primary and secondary education in the highlighted periods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino matemática - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectEnsino secundáriopt_BR
dc.subjectReforma do ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics education - Historypt_BR
dc.subjectPrimary educationpt_BR
dc.subjectSecondary educationpt_BR
dc.subjectReform of mathematics educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleCaminhos do ensino de matemática no Brasil: da Colônia à Repúblicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA escola é um ambiente de aprendizagem, troca de conhecimentos, saberes e ensino de várias disciplinas, como a Matemática que sempre esteve no cotidiano dos estudantes e é vista por alguns como uma disciplina difícil e inacessível. Tendo em vista a atual realidade do ensino da Matemática, este trabalho pretende descrever e caracterizar a realidade dos professores de Matemática durante os diferentes períodos históricos do Brasil (Colônia, Império e República), investigando as contribuições da Companhia de Jesus e do modelo de ensino Jesuíta no Brasil, avançando com a expulsão dos Jesuítas com a vinda do Marquês de Pombal e influência na estruturação do Ensino Militar com as escolas de Fortificações e Artilharia no Brasil. Exploraremos também o Ensino da Matemática no Brasil Império após a Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil estabelecendo o ensino superior no país, transformando o Ensino Secundário a parir dos exames preparatórios. Por fim, descrevemos as reformas do Ensino da Matemática no Brasil após a Proclamação da República no ano de 1889, observando as contribuições de importantes personagens na estruturação da educação brasileira como: Benjamin Constant, Francisco Campos, Gustavo Capanema e a Importância do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no desenvolvimento do ensino no país. Desta forma, este presente trabalho pretende descrever conhecimentos necessários ao professor que ensina Matemática nos diferentes governos vigentes, para o exercício do magistério no ensino primário e secundário nas épocas destacadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caminhos do Ensino de Matemática no Brasil da Colônia à República.pdf787.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.