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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12214
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os cuidados paliativos e seu percurso formativo numa residência multiprofissional em saúde num hospital público de ensino |
Autor(es): | Azevedo, Gracielle Torres |
Primeiro Orientador: | Neves Júnior, Waldemar Antônio das |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bernardes, Jefferson de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Cristiane Maria Amorim |
Resumo: | Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso - TACC do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é constituído por duas partes: a primeira é composta por um artigo científico intitulado: “Os Cuidados Paliativos e o percurso formativo discente de uma residência multiprofissional em saúde num hospital público de ensino”. A temática Cuidados Paliativos é de grande relevância e a formação e o conhecimento acerca desses cuidados impactam diretamente na qualidade da assistência em saúde. A motivação para esta pesquisa surgiu a partir da experiência pessoal e profissional da autora, que ao longo dos anos atuando diretamente no âmbito do SUS em um hospital público de ensino, observou lacunas na assistência as/os paciente em Cuidados Paliativos. Esse artigo científico teve como objetivo principal compreender o percurso formativo em Cuidados Paliativos dos discentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso de um hospital público. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com característica exploratória. Foi realizado um grupo focal com a participação de 7 residentes do 2º ano. A análise dos dados foi realizada conforme o método proposto por Malheiros (2011), a partir dos discursos das participantes, e organização em categorias: 1) Percurso formativo em CCPP; 2) Cuidados Paliativos enquanto Qualidade de Vida; 3) Cuidados Paliativos versus terminalidade e tecnologia. Já a segunda é constituída por dois produtos técnicos educacionais: produto 1: e-book “Cuidados Paliativos – Saber para Cuidar”, um material didático, produto textual acessível, prático, gratuito e de fácil compreensão; produto 2: protótipo de aplicativo: “Cuidados Paliativos – Saber para Cuidar”, viável para o treinamento de habilidades e conhecimento acerca da temática. As duas ferramentas possuem o mesmo título para possibilitar um intercâmbio entre as ferramentas. Busca-se através do presente trabalho, poder contribuir com o ensino em Cuidados Paliativos no âmbito do SUS, em um hospital público de ensino e, colaborar na integração ensino, serviço e comunidade para melhoria das práticas assistenciais. |
Abstract: | This Course Completion Academic Work - TACC of the Professional Master's Degree in Health Teaching at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas consists of two parts: the first is composed of a scientific article entitled: "Palliative Care and the student's training path of a multidisciplinary residency in health in a public teaching hospital”. The Palliative Care theme is of great conversion and training and knowledge about this care directly impact the quality of health care. The motivation for this research arose from the personal and professional experience of the author, who over the years followed directly within the scope of SUS in a public teaching hospital, observed gaps in patient care in Palliative Care. The main objective of this scientific article was to understand the training path in Palliative Care of students of the Multidisciplinary Residency in Adult and Elderly Health at a public hospital. This is a descriptive study with a qualitative approach of the case study type, with an exploratory characteristic. A focus group was carried out with the participation of 7 2nd year residents. Data analysis was carried out according to the method proposed by Malheiros (2011), based on the participants' speeches, and organized into categories: 1) Training course in CCPP; 2) Palliative Care as Quality of Life; 3) Palliative Care versus terminality and technology. The second is fixed by two educational technical products: product 1: e-book “Cuidados Palliativos – Saber para Cuidar”, a didactic material, accessible, practical, free and easy-to-understand textual product; product 2: application prototype: “Palliative Care – Knowing to Care”, viable for training skills and knowledge on the subject. The two tools have the same title to enable an interchange between the tools. The aim of this work is to contribute to the teaching of Palliative Care within the scope of the SUS, in a public teaching hospital, and to collaborate in the integration of teaching, service and community to improve care practices. |
Palavras-chave: | Cuidados paliativos integrativos Residência em saúde Formação profissional em saúde Conforto do paciente Cuidados paliativos na terminalidade da vida Integrative palliative care Health residency Professional training in health Patient comfort Palliative care in the terminality of life |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | AZEVEDO, Gracielle Torres. Os cuidados paliativos e seu percurso formativo numa residência multiprofissional em saúde num hospital público de ensino. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12214 |
Data do documento: | 15-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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