00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Jessica Helena de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8742419590414596pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Alexandre Lima-
dc.contributor.referee2Ng, Andressa Ka-
dc.creatorFrança, Maria Helena Monteiro Alencar Leite-
dc.date.accessioned2023-09-20T21:43:10Z-
dc.date.available2023-08-25-
dc.date.available2023-09-20T21:43:10Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.identifier.citationFRANÇA, Maria Helena Monteiro Alencar Leite. Caracterização de proposta de um Sistema Cicloviário para o Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12188-
dc.description.abstractUnderstanding how mobility interferes with academic community’s performance should be considered as an educational investment. The concern about how commuting happens within university campuses exists and is often neglected within federal priorities. However, some universities have sought to improve mobility within their territory in order to ensure that the means of travel does not negatively interfere with the experience of those who attend the university. With this stimulus, this paper brings a behavioral analysis of the persona of the Campus A.C. Simões, at the Federal University of Alagoas, carried out from a survey with a population sample, in order to understand what are the bottlenecks that hinder the locomotion of people. From the results, it was created the project of an intra-campus cycling system with a realistic sizing proposal for the studied scenario. Moreover, an analysis is also made of how the project evidences a fair and coherent perspective with the objectives of sustainable development related to the use of non-motorized vehicles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectBicicletas - Compartilhamentopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectVeículos não motorizadospt_BR
dc.subjectCampi universitáriospt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectBikes - Sharingpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectNon-motor vehiclespt_BR
dc.subjectCollege campusespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleCaracterização de proposta de um Sistema Cicloviário para o Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEntender como a mobilidade interfere no rendimento da comunidade acadêmica também deve ser considerado como investimento educacional. A preocupação de como os deslocamentos acontecem dentro de campi universitários existe e costuma ser negligenciada dentro das prioridades federais. No entanto, algumas universidades têm buscado aprimorar a mobilidade dentro do seu território, com o intuito de garantir que o meio de deslocamento não interfira de forma negativa na experiência de quem frequenta a universidade. Com esse estímulo, o presente trabalho traz uma análise comportamental da persona do Campus A.C. Simões, na Universidade Federal de Alagoas, realizada a partir de uma pesquisa com uma amostra populacional, a fim de compreender quais são os gargalos que dificultam a locomoção das pessoas. A partir dos resultados, foi criado o projeto de um sistema cicloviário intracampus com uma proposta de dimensionamento realista para o cenário estudado. Além disso, faz-se também uma análise de como o projeto evidencia uma perspectiva justa e coerente com os objetivos de desenvolvimento sustentável relacionados ao uso de veículos não motorizados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.