00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caetano, Antônio Filipe Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Natália de Almeida-
dc.contributor.referee2Silva, Higor Vinícius Rodrigues Spinelli-
dc.creatorJannotti, Vinícius Ferreira-
dc.date.accessioned2023-09-19T22:26:33Z-
dc.date.available2023-08-24-
dc.date.available2023-09-19T22:26:33Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationJANNOTTI, Vinícius Ferreira. Efeitos da prática de voleibol na saúde mental de estudantes universitários. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12183-
dc.description.abstractMental health is of great importance to the health of the global population, becoming one of the leading causes of disability. This is exacerbated in a post-pandemic context, where the health crisis affects various areas of society. Additionally, a significant portion of the population presents with low levels of physical activity, which could act as a preventive factor in the presence of mental illnesses. Therefore, the present study aimed to analyze the effects of volleyball practice on university students before and after a six-month intervention period. The final analyzed group consisted of 18 female and 22 male individuals who were divided into consistent attendees (GF) and dropouts (GD) for comparison purposes. The level of physical activity was assessed using the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), the psychological domain was assessed using the World Health of Quality of Life (WHOQOL-BREF), and anxiety levels were assessed using the Beck Anxiety Inventory (BAI). After the two data collections were completed, the results were analyzed, and significant differences were found in the leisure domain of the IPAQ, its overall value, and the psychological domain of the WHOQOL. The interventions yielded positive responses in the IPAQ of the GF, and mental health also showed better responses for these individuals. Regarding the BAI, there was an improvement for the GF and a worsening for the GD; however, the change was not statistically significant. Additionally, the correlation between the variables supports the current literature. Finally, further research with a larger number of participants and a higher volume of weekly sessions is necessary for clearer answers regarding the effect of volleyball practice on the mental health of university students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectCollege studentspt_BR
dc.subjectVolleyballpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleEfeitos da prática de voleibol na saúde mental de estudantes universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA saúde mental é de grande importância na saúde da população mundial, tornando se um dos principais causadores de incapacidade. Isso se agrava em um contexto pós pandêmico, onde a crise sanitária afeta diversas áreas da sociedade. Além disso, grande parte da população se apresenta com baixos níveis de atividade física, que poderia atuar como um preventor na presença de doenças mentais. Sendo assim, o presente estudo buscou analisar os efeitos da prática de voleibol em estudantes universitários antes e após um período de seis meses de intervenção. O grupo final analisado foi composto por 18 indivíduos do sexo feminino e 22 do sexo masculino que foram divididos em frequentes (GF) e desistentes (GD) para fins de comparação. Foram avaliados o nível de atividade física pelo IPAQ (Questionário Internacional de Atividade Física), o domínio psicológico do WHOQOL-BREF (World Health ofQualityof Life) e o nível de ansiedade pelo BAI (Beck AnxietyInventory). Após as duas coletas serem feitas, os resultados foram analisados e houveram diferenças significativas no domínio lazer do IPAQ, seu valor geral e no domínio psicológico do WHOQOL. As intervenções apresentaram respostas positivas no IPAQ do GF e a saúde mental obteve respostas melhores também para esses indivíduos. Para o BAI, houve uma melhora para o GF e uma piora para o GD, no entanto, a mudança não foi estatisticamente significativa. Além disso, a correlação entre as variáveis corrobora com a literatura atual. Por fim, novas pesquisas com um número maior de indivíduos e um volume maior de sessões semanais são necessárias para respostas mais claras sobre o efeito da prática do voleibol na saúde mental de estudantes universitários.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeitos da prática de voleibol na saúde mental de estudantes universitários.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.