00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Não tankei e fui de base”: interações discursivas em League of Legends e suas implicações
Título(s) alternativo(s): “I didn’t tank and I was base”: discursive interactions in League of Legends and their implications
Autor(es): Lima, Maria Ester Misael Cavalcante de
Primeiro Orientador: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Benyelton Miguel dos
Resumo: O presente trabalho visa explorar e destrinchar as implicações que as interações discursivas adotadas pela comunidade gamer de League of Legends causa em nosso âmbito social, sociocultural e sociolinguístico. A fim de investigar, essencialmente, indícios de preconceito linguísticos perante a comunidade gamer e a razão pelo qual isso ocorre, caso seja constatado. Para esse estudo, foram utilizados, essencialmente, os seguintes aportes teóricos: as concepções de Linguística Aplicada (FAIRCLOUGH, 2001), de Estrangeirismo e Interações Discursivas (BRONCKART, L. P; 1999), (FARACO, C. A; 2001), (POPLACK, 2004), (BAKTHIN, 1982) e de Preconceito Linguístico (BAGNO, 1999). A partir desses pressupostos teóricos, foi feita uma entrevista anônima (LPL MERCADO, 2012) com participantes da comunidade gamer do League of Legends e os resultados revelaram que a existência dessas implicações se deve à falta de conhecimento linguístico fora do ciberespaço.
Abstract: The present study aims to explore and unravel the implications that the discursive interactions adopted by the League of Legends gamer community cause in our social, sociocultural and sociolinguistic scope. In order to investigate, essentially, evidence of linguistic prejudice towards the gamer community and the reason why this occurs, if found. For this study, essentially, the following theoretical contributions were used: the concepts of Applied Linguistics (FAIRCLOUGH, 2001), of Foreignness and Discursive Interactions (BRONCKART, L. P; 1999), (FARACO, C. A; 2001), (POPLACK, 2004), (BAKTHIN, 1982) and Linguistic Prejudice (BAGNO, 1999). Based on these theoretical assumptions, an anonymous interview (LPL MERCADO, 2012) was conducted with participants from the League of Legends gamer community and the results revealed that the existence of these implications is due to a lack of linguistic knowledge outside cyberspace.
Palavras-chave: League of Legends (Jogo)
Análise discursivas
Língua - Preconceito
Estrangeirismo
League of Legends (Game)
Discourse analysis
Language - Prejudice
Foreignness
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: LIMA, Maria Ester Misael Cavalcante de. “Não tankei e fui de base”: interações discursivas em League of Legends e suas implicações. 2023. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12168
Data do documento: 23-dez-2022
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