00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Marcos Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3704296766875413pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Francisca Rosaline Leite-
dc.contributor.referee2Souza, Edivanio Duarte de-
dc.creatorBrandão, Gabrielle Alves-
dc.date.accessioned2023-09-13T21:07:40Z-
dc.date.available2023-08-22-
dc.date.available2023-09-13T21:07:40Z-
dc.date.issued2023-05-18-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Gabrielle Alves. Educação patrimonial em espaços museais: estudo de caso no Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12158-
dc.description.abstractHeritage education in museums can be understood as a form of cultural literacy. In this sense, museums linked to universities play an important role in society by linking their actions and collection to the academic community and society. Thus, this work aims to verify if heritage education is developed in museums linked to the Federal University of Alagoas. Research characterized as descriptive and with a qualitative approach. It used a questionnaire with 15 questions directed to three museums linked to the Federal University of Alagoas: Théo Brandão Museum, the Museum of Natural History and the Pinacoteca Universitária. However, only the Museum of Natural History participated in the research. It was concluded that the Museum of Natural History effectively carries out actions of heritage education, enabling individuals to have a greater sociocultural understanding as well as the space-time-history trajectory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectMuseu de História Natural - Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.subjectHeritage Educationpt_BR
dc.subjectMuseumspt_BR
dc.subjectNatural History Museum - Federal University of Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleEducação patrimonial em espaços museais estudo de caso no Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação patrimonial em museus pode ser entendida como uma forma de alfabetização cultural. Neste sentido, os museus vinculados às universidades possuem um papel relevante na sociedade por vincular suas ações e acervo à comuidade acadêmica e a sociedade. Desta forma, este trabalho objetiva-se verificar se a educação patrimonial é desenvolvida nos museus vinculados à Universidade Federal de Alagoas. Pesquisa caracterizada como descritiva e com abordagem qualitativa. Utilizou do questionário com 15 perguntas direcionadas a três museus vinculados a Universidade Federal de Alagoas: Museu Théo Brandão, o Museu de História Natural e a Pinacoteca Universitária. Todavia, apenas o Museu de História Natural participou da pesquisa. Concluiu-se que o o Museu de História Natural realiza de forma de forma efetiva ações de educação patrimonial possibilitando aos individuos maior compreensão sociocultural como também da trajetória espaçotempo-história.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.