00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gamificação no processo de recrutamento e seleção de talentos uma revisão bibliométrica
Autor(es): Nogueira, Shirlane Valerio
Primeiro Orientador: Barbosa, Milka Alves Correia
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Carlos Everaldo Silva da
metadata.dc.contributor.referee2: Leão, Nilson Cibério de Araújo
Resumo: O recrutamento e seleção são ferramentas importantes para a área de recurso humanos, que podem ser fundamentais para garantir a competitividade das organizações. Com o surgimento de novas tecnologias e meios de comunicação online, as organizações estão mudando a forma como conduzem seus processos seletivos. A gamificação é uma abordagem que vem ganhando força nos últimos anos, mas ainda é pouco explorada na gestão de recursos humanos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como a gamificação tem sido abordada como ferramenta no processo de recrutamento e seleção de talentos. Para isso, realizou-se uma revisão bibliométrica que analisou a produção acadêmica sobre o tema. Os dados consistiram em textos em português, como artigos, TCCs e dissertações, encontrados em bases de pesquisa online entre 2010 e o segundo semestre de 2022, por meio de palavras-chave. Os resultados indicaram que as publicações sobre o tema foram mais frequentes em 2019 e 2021, principalmente de universidades públicas. Esses estudos possuem uma abordagem qualitativa e descritiva. Além disso, os dados demonstraram que a gamificação pode melhorar a avaliação do perfil dos candidatos, tornando o processo seletivo menos tedioso e burocrático. No entanto, é essencial que o processo seja claro e bem estruturado para alcançar os objetivos da seleção. A coleta de dados foi desafiadora devido à escassez de trabalhos científicos disponíveis sobre o assunto. Recomenda-se a realização de estudos sem restrições de idioma para aprofundar a análise dessa temática em futuras pesquisas.
Abstract: Recruitment and selection are important tools for the human resources field, which can be essential in ensuring companies' competitiveness. With the emergence of new technologies and online communication methods, organizations are changing the way they conduct their selection processes. Gamification is an approach that has been gaining momentum in recent years but is still underexplored in human resource management. In this context, this research aims to analyze how gamification has been approached as a tool in the talent recruitment and selection process. To achieve this objective, a bibliometric review was conducted to analyze the academic production on the topic. The data consisted of Portuguese texts, such as articles, undergraduate theses, and dissertations, found in online research databases between 2010 and the second semester of 2022, using keywords for the search. The results indicated that publications on the topic were most frequent in 2019 and 2021, mainly from public universities. These studies have a qualitative and descriptive approach. Additionally, the data demonstrated that gamification can enhance the assessment of candidates' profiles, making the selection process less tedious and bureaucratic. However, it is essential for the process to be clear and well-structured to achieve the selection objectives. Data collection posed challenges due to the scarcity of available scientific works on the subject. It is recommended to conduct language-unrestricted studies to further deepen the analysis of this topic in future research.
Palavras-chave: Pessoal - Recrutamento
Pessoal - Seleção e Admissão
Gamificação
Recursos humanos
Personnel - Recruitment Personnel
Selection and Admission
Gamification
Human resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: NOGUEIRA, Shirlane Valerio. Gamificação no processo de recrutamento e seleção de talentos: uma revisão bibliométrica. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12133
Data do documento: 17-mai-2023
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