00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monte, Madson Bruno da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7882492083928138pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677263203563065pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rodrigo Cesar Reis de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448160679532667pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Ciro José Jardim de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8539123201894506pt_BR
dc.contributor.referee3Correia Neto, Jorge da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6369240444943934pt_BR
dc.creatorSampaio, Tarciana Cândido-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032906770675545pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-30T14:13:35Z-
dc.date.available2023-08-30-
dc.date.available2023-08-30T14:13:35Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Tarciana Cândido. As TDIC em cursos de graduação: um estudo de caso na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12093-
dc.description.abstractThe scenario of health, humanitarian and political crisis in Brazil, aggravated by the COVID-19 pandemic and the interruption of face-to-face classes, resorted to emergency remote teaching as an alternative to provide the continuity of school and academic activities as a result of social isolation. This demanded from the Educational Institutions a quick adaptation to the new context, leading to a more intense use of DTIC in the mediation of teaching. In this sense, this work deals with the consequences brought by this crisis for higher education and evaluates the use of DTIC in the undergraduate courses of Economics, Accounting and Administration of FEAC at the Federal University of Alagoas and the guidelines adopted by university management in facing the crisis. For this purpose, the following were used as research techniques and instruments: a Bibliometric Review of Literature, documental research to the National Curricular Guidelines and to the Pedagogical Projects of these courses in their most current versions, the CONSUNI/UFAL Resolutions, in addition to the FEAC Council Meeting Minutes. As a result, there is the way in which FEAC/UFAL dealt with the transition to emergency remote teaching and some of its implications regarding the use of DTIC. In addition, from the intersection of these results, it is suggested to expand the use of such tools, bringing benefits to the desired profile of the graduate, regarding the teaching of curricular components, offering a response to the new demands for an updated professional training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencial - Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEAC)pt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGestão universitáriapt_BR
dc.subjectEmergency remote teaching - Faculty of Administration, Economics and Accounting (FEAC)pt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectUniversity managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleAs TDIC em cursos de graduação: um estudo de caso na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeDICT in undergraduate courses: a case study in the School of Economics, Administration and Accounting of Federal University of Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO cenário de crise sanitária, humanitária e política no Brasil, agravado pela pandemia de COVID19 e a interrupção das aulas presenciais, incorreu no ensino remoto emergencial como alternativa para prover a continuidade das atividades escolares e acadêmicas em decorrência do isolamento social. Isso exigiu das Instituições de Ensino uma adaptação rápida ao novo contexto, levando ao uso mais intenso das TDIC na mediação do ensino. Nesse sentido, este trabalho versa sobre as consequências trazidas por essa crise para o ensino superior e avalia o uso das TDIC nos cursos de Graduação de Economia, Ciências Contábeis e Administração da FEAC, na Universidade Federal de Alagoas e as diretrizes adotadas pela gestão universitária no enfrentamento à crise. Com esse intuito, foram utilizadas como técnicas e instrumentos de pesquisa: uma Revisão Bibliométrica da Literatura, pesquisa documental às Diretrizes Curriculares Nacionais e aos Projetos Pedagógicos dos referidos cursos em suas versões mais atuais,as Resoluções CONSUNI/UFAL, além das Atas de Reunião do Conselho da FEAC. Como resultado, tem-se a forma como FEAC/UFALlidou com a transição para o ensino remoto emergencial e algumas de suas implicações quanto ao uso das TDIC. Além disso, a partir do cruzamento destes resultados, sugere-se a ampliação do uso de tais ferramentas, trazendo benefícios ao perfil desejado do egresso, quanto ao ensino dos componentes curriculares, oferecendo uma resposta às novas demandas para uma formação profissional atualizada.pt_BR
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