00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, Sônia Salgueiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7060944037740281pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Amanda Maria Vieira Mendes-
dc.contributor.referee2Paula, Francine Santos de-
dc.creatorCarvalho, Luis Henrique Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5739411201895195pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-29T19:01:46Z-
dc.date.available2023-08-14-
dc.date.available2023-08-29T19:01:46Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.citationCARVALHO, Luis Henrique Pereira de. O uso de um livreto experimental e um biodigestor anaeróbio como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem em ciências. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12084-
dc.description.abstractThe present work brings the theoretical foundation, methodology used and results obtained from the application of two educational products, one of them, an experimental booklet, where it is presented in two versions, one for the medium level and another for the elementary level and one anaerobic biodigester made with the instructions in these booklets. These booklets, which are available in the appendices of this work, bring in their scope a suggestion of a didactic sequence, which will culminate in an experimental activity, which is the construction of the anaerobic digester. The methodologies suggested and applied in this work are based on Problem-Based Learning (ABRP) and Maker. The educational products were applied in classes of the 3rd year of high school in the elective subject of Environmental Chemistry in a state public school and full-time in the city of Maceió - AL. The results obtained in this work demonstrate that the educational products applied are effective in the teaching and learning process, which can be observed in the results obtained from diagnostic evaluations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica – Aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP)pt_BR
dc.subjectBiodigestorpt_BR
dc.subjectBiogáspt_BR
dc.subjectScience – Study and teachingpt_BR
dc.subjectChemistry – Learningpt_BR
dc.subjectProblem-Based Learning (ABRP)pt_BR
dc.subjectBiodigesterpt_BR
dc.subjectBiogaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO uso de um livreto experimental e um biodigestor anaeróbio como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem em ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz a fundamentação teórica, metodologia utilizada e resultados obtidos da aplicação de dois produtos educacionais, sendo um deles, um livreto experimental, onde este apresenta-se em duas versões, um para o nível médio e outro para o nível fundamental e um biodigestor anaeróbio confeccionado com as instruções presentes nestes livretos. Estes livretos, que estão disponíveis nos apêndices deste trabalho, trazem em seus escopos uma sugestão de sequência didática, que culminará em uma atividade experimental, que é a construção do biodigestor anaeróbio. As metodologias sugeridas e aplicadas neste trabalho, fundamentam-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e no Maker. Os produtos educacionais foram aplicados em turmas do 3º ano do ensino médio na disciplina eletiva de Química Ambiental em uma escola pública estadual e de tempo integral na cidade de Maceió – AL. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que os produtos educacionais aplicados são eficazes no processo de ensino e aprendizagem, o que pode ser observado nos resultados obtidos a partir de avaliações diagnósticas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.