00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, André Gustavo Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8440513200052293pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Amanda Maria Vieira Mendes-
dc.contributor.referee2Cardoso, Silvia Helena-
dc.creatorReis, Jocimara Fabricio dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388219706176652pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-29T18:45:25Z-
dc.date.available2023-08-14-
dc.date.available2023-08-29T18:45:25Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.identifier.citationREIS, Jocimara Fabricio dos. Ensino de química na educação de jovens e adultos: livreto com temas geradores para uma aprendizagem significativa e libertadora. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12082-
dc.description.abstractEducation systems need to guarantee access to education for young people andadults who have not had the opportunity to complete their studies on a regularbasis, ensuring that the teaching and learning process takes into account theparticularities of these individuals. However, the reality in schools is of a highdropout rate or of students who complete their trajectory in Youth and AdultEducation without mastering knowledge and thus incapable of transforming their own reality. It is necessary to develop more studies aimed at this audience thatcan significantly improve the quality of teaching and learning of concepts. Theobjective of this work went to develop the potential of a booklet with generativethemes for the teaching of Chemistry in EJA in promoting a significant andliberating learning. The work is characterized with a qualitative approach and wasdeveloped in three stages: in the first stage, a literature review was carried outand the choice of contents and themes to be addressed in the booklet was carriedout; in the second stage, the booklet was created and the third stage consistedin the analysis of the material produced. The results show an educational productthat can help teachers in Chemistry classes, presenting in a harmonious way aproposal that includes the area of natural sciences, especially the area ofChemistry, allowing the discussion of different generating themes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTemas geradorespt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectGenerative themespt_BR
dc.subjectLearning Significantpt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleEnsino de química na educação de jovens e adultos: livreto com temas geradores para uma aprendizagem significativa e libertadorapt_BR
dc.title.alternativeChemistry teaching in youth and adult education: booklet with generative themes for meaningful and liberating learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs sistemas de ensino precisam garantir acesso à educação para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo regular,garantindo que o processo de ensino e aprendizagem leve em consideração asparticularidades destes indivíduos. Entretanto, a realidade nas escolas é de um alto índice de evasão ou de estudantes que concluem a trajetória na Educação de Jovens e Adultos sem o domínio do conhecimento e dessa forma incapazes de transformar a própria realidade. Faz-se necessário o desenvolvimento de mais estudos voltados para esse público que possam melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos conceitos de forma significativa. O objetivo deste trabalho é desenvolver um livreto com temas geradores para o ensino de Química na EJA na promoção de uma aprendizagem significativa e libertadora. O trabalho se caracteriza com enfoque qualitativo e foi desenvolvido em três etapas: na primeira etapa foi feita a revisão da literatura e a escolha dos conteúdos e temáticas a serem abordadas no livreto; na segunda etapa foi feitaa criação do livreto e a terceira etapa consistiu na análise do material produzido.Os resultados mostram um produto educacional que pode auxiliar os docentes nas aulas de Química apresentando de forma harmoniosa uma proposta que contempla a área de ciências da natureza, em especial a área de Química permitindo a discussão de diferentes temáticas geradoras.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.