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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12081
Tipo: | Dissertação |
Título: | Literatura de cordel com ciência: uma investigação a partir da leitura e das representações produzidas por licenciandos em química |
Título(s) alternativo(s): | Cordel literature and science: representations produced by undergraduates in chemistry |
Autor(es): | Araújo, Paula Dayane Silva |
Primeiro Orientador: | Francisco Junior, Wilmo Ernesto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mori, Rafael Cava |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Silvana Paulina de |
Resumo: | Este trabalho se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que buscou analisar, a partir de representações produzidas por estudantes de licenciatura em química, as influências de um texto de cordel com temática científica para a compreensão do conceito de solvatação. A pesquisa foi realizada com 19 estudantes de Licenciatura em Química da UFAL Campus Arapiraca em algumas aulas da disciplina de “Leitura, Produção Textual e Ensino de Química”. O livreto intitulado “Um Olhar sobre a Química que não se Vê” foi produzido pela autora desta pesquisa com base na temática da solvatação e fundamentou a produção dos dados analisados e apresentados ao longo deste trabalho. A proposta foi para que os estudantes lessem o texto individualmente e em seguida respondessem duas questões acerca dele, assim como, após a leitura, criassem uma representação imagética (ou sequência de imagens) relacionada ao texto lido. Após a análise dos dados empíricos, foi possível identificar representações que fizeram surgir categorias e subcategorias emergentes. Para a análise dos resultados obtidos foram utilizadas abordagens baseadas em fundamentos próprios de representações, assim como algumas inferências puderam ser realizadas com base nos níveis da química que foram evidenciados nas produções dos licenciandos para que se pudesse identificar as influências de um texto de cordel com temática científica para a compreensão do conceito de solvatação. Como resultado foi identificado que os textos de cordel possuem potencial para promover o pensamento dos estudantes em diferentes perspectivas. A partir da leitura, por exemplo, foi possível perceber reações como curiosidade, imaginação e relações de afetividade com o texto. Já as representações produzidas suscitaram diferentes formas do pensamento químico, ora pautado numa dimensão mais concreta, mas também vinculado à dimensão teórico-representacional, assim como extrapolando para representações estéticas do conhecimento. Esses resultados sugerem a potencialidade do cordel como suporte didático tanto para o ensino de química quanto para a ampliação cultural. |
Abstract: | This work was constituted from an exploratory qualitative research that sought to analyze, from representations produced by undergraduate chemistry students, the influences of a string text with a scientific theme for the understanding of the concept of solvation. The research was carried out with 19 undergraduate students in Chemistry from UFAL Campus Arapiraca in some classes of the discipline “Reading, Textual Production and Chemistry Teaching”. The booklet entitled “A Look at Unseen Chemistry” was produced by the author of this research based on the theme of solvation and founded the production of the data analyzed and presented throughout this work. The proposal was for students to read the text individually and then answer two questions about it, as well as, after reading, create an image representation (or sequence of images) related to the text read. After analyzing the empirical data, it was possible to identify representations that gave rise to emerging categories and subcategories. To analyze the results obtained, approaches were used based on their own representations foundations, as well as some inferences could be made based on the levels of chemistry that were evidenced in the productions of the undergraduates so that the influences of a string text with a scientific theme could be identified. for understanding the concept of solvation. As a result, it was identified that cordel texts have the potential to promote students' thinking from different perspectives. From reading, for example, it was possible to perceive reactions such as curiosity, imagination and affective relationships with the text. On the other hand, the representations produced gave rise to different forms of chemical thinking, sometimes based on a more concrete dimension, but also linked to the theoretical-representational dimension, as well as extrapolating to aesthetic representations of knowledge. These results suggest the potential of cordel as a didactic support both for teaching chemistry and for cultural expansion. |
Palavras-chave: | Literatura de cordel Ensino de ciências Química – Estudo e ensino Cordel literature Science teaching Education in chemistry Representations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | ARAÚJO, Paula Dayane Silva. Literatura de cordel com ciência: uma investigação a partir da leitura e das representações produzidas por licenciandos em química. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12081 |
Data do documento: | 30-jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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