00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gama, Carolina Nozella-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665460410864833pt_BR
dc.contributor.referee1Malanchen, Julia-
dc.contributor.referee2Santos, Viviane de Oliveira-
dc.creatorAraújo, Adriana Jerônimo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0961251000302720pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-22T22:33:05Z-
dc.date.available2023-08-18-
dc.date.available2023-08-22T22:33:05Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationARAÚJO, Adriana Jerônimo da Silva. O eixo estatística nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do livro didático de matemática a partir da pedagogia histórico-crítica. 2023. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12040-
dc.description.abstractThe present dissertation aimed to analyze what has been presented in statistics in the early years of Elementary School from the Buriti plus Mathematics collection. The study is a research that is based on the historical-dialectical materialism, being of the documentary type. We point out in particular that the interest of the study was to analyze the section understand information of Mathematics textbooks of the initial years of Elementary School. The discussion was based on the historical-critical pedagogical theory, the main categories of analysis were: teaching Mathematics, teaching statistics and dealing with knowledge, this last category deals with the selection, organization and systematization of knowledge in the pedagogical process . Based on the analysis, we found that the understanding information section has been dedicated to teaching skills and abilities, which are characterized by a set of alphanumeric codes and which are associated with large-scale external assessments. The pedagogical activities are developed through the resolution of problems, which point to the daily life and immediate interest of the students. During the analysis, we verified that the skills and competences addressed are what direct the teaching and learning processes, conditioning the educational work developed in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstatística – Estudo em ensinopt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectHistorical-critical pedagogypt_BR
dc.subjectStatistics teachingpt_BR
dc.subjectMath teachingpt_BR
dc.subjectMathematics textbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO eixo estatística nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do livro didático de matemática a partir da pedagogia histórico-críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação objetivou analisar o que tem sido apresentado em estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da coleção Buriti mais Matemática. O estudo é uma pesquisa que se fundamenta no materialismo histórico-dialético, sendo esta do tipo documental. Apontamos em especial que o interesse do estudo foi analisar a seção compreender informações dos livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A discussão teve como base a teoria pedagógica histórico-crítica, as principais categorias de análise foram: o ensino de Matemática, o ensino de estatística e o trato com o conhecimento, esta última categoria trata da seleção, organização e sistematização do conhecimento no processo pedagógico. A partir da análise constatamos que a seção compreender informações tem se dedicado a oferecer um ensino por competências e habilidades, estas que se caracterizam por um conjunto de códigos alfanuméricos e que estão associadas às avaliações externas em larga escala. As atividades pedagógicas são desenvolvidas por meio da resolução de problemas, que apontam para o cotidiano e interesse imediato dos estudantes. Verificamos no decorrer da análise que as habilidades e competências abordadas são quem direcionam os processos de ensino e aprendizagem condicionando o trabalho educativo desenvolvido na sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.