Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12031
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Multiletramentos nas aulas de língua portuguesa durante o ensino remoto uma análise interpretativista das vivências de dois professores do ensino médio de Maceió |
Título(s) alternativo(s): | Multiliteracies in Portuguese language classes during remote teaching: an interpretivist analysis of the experiences of two high school teachers in Maceió |
Autor(es): | Machado, Alisson Douglas da Silva |
Primeiro Orientador: | Borges, Lorena Araújo de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lopes, Adna de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maior, Rita de Cássia Souto |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de investigar, a partir da perspectiva da Linguística Aplicada, como os multiletramentos foram mobilizados, durante a pandemia, nas práticas de ensino aprendizagem de professoras/es de Língua Portuguesa do Ensino Básico de Maceió. Para tanto, situamos nossa investigação no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar e transgressiva (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006), mais especificamente nos estudos dos multiletramentos (ROJO, 2009; ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015). Mobilizamos, também, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), de modo a compreender como este documento indica o desenvolvimento das práticas de multiletramentos em salas de aula de Língua Portuguesa. Metodologicamente, desenvolvemos um estudo interpretativo, que utilizou, como instrumento de geração de dados, um questionário, aplicado a uma professora e a um professor do Ensino Médio de Maceió. Por meio dos dados gerados, buscamos refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa durante esse período de aulas remotas, tendo em vista as dificuldades e os desafios enfrentados pela professora e pelo professor participantes em suas práticas docentes e as práticas de multiletramentos que foram desenvolvidas nesse período. As respostas dadas pela professora e pelo professor participantes da pesquisa nos permite compreender que os multiletramentos foram contemplados nos processos de ensino-aprendizagem de diferentes maneiras e com o uso de diversas ferramentas. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo investigar, desde la perspectiva de la Lingüística Aplicada, cómo se movilizaron las multialfabetizaciones, durante la pandemia, en las prácticas de enseñanza-aprendizaje de los profesores de Lengua Portuguesa de la Educación Básica en Maceió. Por tanto, situamos nuestra investigación en el campo de la Lingüística Aplicada nterdisciplinar y Transgresora (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006), más concretamente en los estudios de multialfabetizaciones (ROJO, 2009; ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015) . También movilizamos la Base Común Curricular Nacional (BRASIL, 2017), para comprender cómo este documento indica el desarrollo de prácticas de multialfabetización en las aulas de lengua portuguesa. Metodológicamente, desarrollamos un estudio interpretativo, que utilizó, como instrumento de generación de datos, un cuestionario, aplicado a un profesor y un profesor de secundaria en Maceió. A través de los datos generados, buscamos reflexionar sobre la enseñanza de la lengua portuguesa durante este período de clases a distancia, frente a las dificultades y desafíos enfrentados por el docente y el docente participante en sus prácticas de enseñanza y las prácticas de multialfabetización que se desarrollaron en este período. . Las respuestas dadas por la docente y la docente participante de la investigación permiten comprender que las multialfabetizaciones fueron contempladas en los procesos de enseñanza-aprendizaje de diferentes formas y con el uso de diferentes herramientas. |
Palavras-chave: | Ensino de língua Portuguesa Práticas docentes Multiletramentos Portuguese language teaching Teaching practices Multiliteracies Enseñanza de la lengua portuguesa Prácticas de enseñanza Multialfabetizaciones |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) |
Citação: | MACHADO, Alisson Douglas da Silva. Multiletramentos nas aulas de língua portuguesa durante o ensino remoto: uma análise interpretativista das vivências de dois professores do ensino médio de Maceió. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12031 |
Data do documento: | 23-mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.