00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de-
dc.creatorFarias, Iris Maria dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0355761393073817pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T19:08:10Z-
dc.date.available2023-08-17-
dc.date.available2023-08-18T19:08:10Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationFARIAS, Iris Maria dos Santos. Ensino remoto emergencial e as implicações no trabalho docente: um estudo de caso em escolas de Maceió. 2023. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12027-
dc.description.abstractWhen faced with the pandemic context of the novel coronavirus (SARS-Cov-2) - the causative agent of the Covid-19 disease – which had a profound impact on various social sectors, we felt compelled to observe social distancing and isolation in order to prevent the spread of the virus. The education sector was no exception. Reality mandated that a significant proportion of the world´s educators, particularly those in Brazil, undergo the challenge of adapting to the Emergency Remote Teaching (ERT) format, employing digital Technologies to ensure the continuity of the teaching and learning process. The central question f this study is: what is the perception of public and private school teachers in Maceió concerning the implementation of ERT? In this light, the study aims to scrutinize the implications of ERT for Basic Education teachers who serve in public and private schools in Maceió in the context of the social isolation brought about by the Covid-19 pandemic. The methodological procedures are grounded on a qualitative approach with a case study design, utilizing the Content Analysis technique. Following data analysis, three categories were identified that embrace the role of technologies in teaching pratice, ranging from pre-existing knowledge to experiences with ERT: a) pedagogical formation and conceptualization of Technologies in education; b) Resources employed during the remote learning period; c) the ramifications of ERT. These findings demonstrate that teachers have been psychologically impacted, bearing a significant burden while utilizing digital Technologies to deliver classes during the ERT, underscoring the neglect of teacher training regarding technological praxis in education. In the face of the demands imposed by the ERT, the Fortitude of these professionals stands out, as they strive to learn and adapt to this exigency in education, ultimately contributing to the solutions of the challenges faced, both professionally and personally.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectProfessores – Percepçãopt_BR
dc.subjectPandemic – Covid-19pt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subjectTeacher’s perceptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino remoto emergencial e as implicações no trabalho docente: um estudo de caso em escolas de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeEmergency remote teaching and implications for teaching work: a case study in schools in Maceiópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAo vivenciar o contexto pandêmico do novo coronavírus (Sars-Cov-2) - o causador da doença Covid-19 - que impactou diversos setores sociais, sentimo-nos obrigados a respeitar o distanciamento e isolamento social, a fim de evitar a propagação do vírus. No âmbito da educação não foi diferente. A realidade impôs que boa parte dos professores do mundo, principalmente, do Brasil perpassasse pela experiência da transposição do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), com a mediação das tecnologias digitais, para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem. A questão norteadora deste estudo é: qual a percepção dos professores de escolas públicas e particular de Maceió frente à prática do ERE? Nessa perspectiva, o estudo objetiva analisar as implicações do ERE para os professores da Educação Básica que atuam em escolas públicas e privada da cidade de Maceió, durante o isolamento social, evidenciado pela pandemia da Covid-19. Os procedimentos metodológicos tomaram como base uma abordagem qualitativa com delineamento de estudo de caso, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo. A partir da análise de dados, identificaram-se três categorias que envolvem as tecnologias na prática docente desde os conhecimentos prévios às experiências do ERE: formação e concepção sobre tecnologias na educação; os recursos no período de aulas remotas; as implicações do ERE. Evidenciaram que professores foram impactados psicologicamente, ao se sobrecarregarem mediante a utilização das tecnologias digitais ao serem ministradas as aulas com o ERE, acentuando, assim, a negligência da qualificação docente a respeito da práxis tecnológica no âmbito da educação. Ao desdobrar-se perante as demandas exigidas por meio do ERE, realça-se a superação elencada dos respectivos profissionais ao tentar aprender e adaptar-se a essa emergência de ensino, advindo, assim, suas contribuições em torno dos percalços vivenciados tanto profissionalmente quanto pessoalmente.pt_BR
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