00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: O cotidiano da família de crianças com transtorno do espectro autista à luz da teoria das transições de Meleis
Autor(es): Soares, Jandson de Oliveira
Primeiro Orientador: Lúcio, Ingrid Martins Leite
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Laís de Miranda Crispim
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) exerce forte influência na dinâmica familiar com sobrecarga dos cuidadores, geralmente a mãe. O Sistema Único de Saúde necessita prover cuidado integral, longitudinal e coordenado visando o fortalecimento do binômio paciente-família e o pleno desenvolvimento e inserção destas crianças na sociedade, de modo multidisciplinar e integral. O TEA impacta significativamente a vida dos indivíduos afetados e suas famílias. Eles enfrentam desafios assustadores e múltiplas demandas em seu cotidiano, quando comparados com pais de crianças com outras deficiências ou pais de crianças tipicamente em desenvolvimento. Motivado por este contexto, evidências da literatura e necessidade de ampliar as possibilidades de cuidado para a enfermagem com o apoio de teorias de enfermagem. Objetivo: Compreender o cotidiano da família de crianças com TEA à luz da Teoria das Transições de Meleis e as contribuições para o cuidado de enfermagem. Metodologia: Estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados na Associação de Equoterapia de Alagoas, localizada na cidade de Maceió -AL. A população corresponde a pais de crianças diagnosticadas com TEA. Participaram do estudo 5 familiares. A partir de suas histórias e dados de genograma e ecomapa, buscou-se responder aos objetivos à luz da Teoria de Meleis. A coleta foi realizada no período de junho a julho de 2022 tendo como instrumento um formulário para dados de caracterização das famílias a partir de consulta aos prontuários, genograma e ecomapa, e uma entrevista mediada pela narrativa de história de vida. Os dados foram analisados à luz da teoria de enfermagem de Afaf Meleis. Resultados: Os resultados desvelam a compreensão do cotidiano de pais de crianças com TEA com o intuito de fomentar e elencar contribuições para a enfermagem, com vistas a potencializar mais representatividade e autonomia frente ao cuidado de crianças com tais especificidades, com a intenção de que nas próprias consultas de enfermagem esse rastreio seja cada vez mais incisivo e seu diagnóstico muito mais precoce, alicerçado por um referencial teórico de acordo com resultados obtidos Conclusão: Diante do estudo, a teoria possibilitou apresentar as reflexões nas possibilitaram compreender as particularidades que envolvem as crianças com TEA diante de cenários desafiadores, nesta perspectiva, é de suma importância a compreensão os conceitos da Teoria das Transições de Meleis para que os usuários dos serviços de saúde comumente apresentam transições ao longo de sua vida, como exemplo, as desencadeadas pelo adoecimento. Através de um cuidado culturalmente congruente com as reais necessidades do cliente pode se alcançar o seu estado de bem-estar, bem como facilitar a reformulação de identidade e a mudança de comportamentos.
Abstract: Introduction: Autistic Spectrum Disorder (ASD) exerts a strong influence on family dynamics with caregiver overload, usually the mother. The Unified Health System needs to provide comprehensive, longitudinal and coordinated care aimed at strengthening the patient-family binomial and the full development and insertion of these children in society, in a multidisciplinary and comprehensive way. ASD significantly impacts the lives of affected individuals and their families. They face daunting challenges and multiple demands in their daily lives, when compared to parents of children with other disabilities or parents of typically developing children. Motivated by this context, evidence from the literature and the need to expand the possibilities of care for nursing with the support of nursing theories. Objective: To understand the daily life of the family of a child with ASD in the light of Meleis' Theory of Transitions and contributions to nursing care. Methodology: Descriptive exploratory study with a qualitative approach. Data were collected at the Riding Therapy Association of Alagoas, located in the city of Maceió -AL. The population corresponds to parents of children diagnosed with ASD. The collection was carried out from June to July 2022 using a form for data characterizing the families based on medical records, genograms and ecomaps, and an interview mediated by the life history narrative. Data were analyzed in the light of Afaf Meleis' nursing theory. Results: 5 family members participated in the study. From their stories and genogram and ecomap data, we sought to respond to the objectives in the light of Meleis' Theory. The results are to reveal the understanding of the daily life of parents of children with ASD in order to promote and list contributions to nursing, with a view to enhancing more representativeness and autonomy in the care of children with such specificities, with the intention that in own nursing consultations that screening is increasingly incisive and its diagnosis much earlier, based on a theoretical framework according to the results obtained Conclusion: In view of the study, the theory made it possible to present the reflections in the understanding of the particularities that involve children with ASD in the face of challenging scenarios, from this perspective, it is of paramount importance to understand the concepts of Meleis' Theory of Transitions so that users of health services commonly experience transitions throughout their lives, for example, those triggered by illness. Through culturally congruent care with the client's real needs, their state of well-being can be achieved, as well as facilitating the reformulation of identity and behavior change.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Família
Teoria de Meleis (Teoria das transições)
Cuidados de enfermagem
Autistic spectrum disorder
Family
Nursing theory
Nursing care
Daily life
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: SOARES, Jandson de Oliveira. O cotidiano da família de crianças com transtorno do espectro autista à luz da teoria das transições de Meleis. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12010
Data do documento: 24-fev-2022
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