00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Hilário Alencar da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661480072159875pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee2Mathias, Carmen Vieira-
dc.creatorFarias, Milena Gleice da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4706141917266914pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T19:23:34Z-
dc.date.available2023-08-08-
dc.date.available2023-08-16T19:23:34Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationFARIAS, Milena Gleice da Silva. Planificações: uma proposta didática. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12007-
dc.description.abstractIn this work we present a proposal of activities that deals with the unfolding of geometric solids with a focus on strategies for the development of spatial visualization. With this objective in mind, a bibliographical research was carried out on the subject based on Capes theses and dissertations, as well as a reflection based on guiding and normative documents, namely: National Curricular Parameters (PCN) and National Common Curricular Base (BNCC). The methodology used in this work was the research by case study, being the proposal formed by four activities, applied in a state school in the city of Maceió-AL. The application was carried out in a group of thirty three students from the 3rd grade of high school class. The sequence proved to be promising, as the planning activities provided a more effective understanding of the topics covered in this teaching stage. In addition, we obtained elements that indicate that the use of planning activities focused on the development of spatial visualization can contribute to the recomposition of learning for students who still do not have the expected competences in mathematics for this stage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectPlanificaçãopt_BR
dc.subjectVisualizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectGeometry teachingpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectVisualizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titlePlanificações: uma proposta didáticapt_BR
dc.title.alternativePlanning: a didactic proposalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma proposta de atividades que trata das planificações de sólidos geométricos com foco em estratégias para o desenvolvimento da visualização espacial. Com este objetivo, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema na base de teses e dissertações da Capes, bem como uma reflexão baseada nos documentos orientadores e normativos, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa por estudo de caso, sendo a proposta formada por quatro atividades, aplicada em uma escola estadual do município de Maceió-AL. A aplicação foi realizada em uma turma de trita e três alunos da 3ª série do Ensino Médio desta escola. A sequência mostrou-se promissora, visto que as atividades de planificação proporcionaram uma compreensão mais efetiva dos temas tratados nesta etapa de ensino. Além disso, obtivemos elementos que indicam que o uso de atividades de planificação com foco no desenvolvimento da visualização espacial podem contribuir para a recomposição de aprendizagem dos estudantes que ainda não possuem as competências esperadas em matemática para esta etapa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Planificações_uma proposta didática.pdf36.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.