00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8226-2466pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Liriane Monte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6580781283476081pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Mercedes Bêtta Quitano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8895-333Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.creatorLima Filho, Adalberon Moreira de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0277-1047pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5204293561529304pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T20:14:50Z-
dc.date.available2023-08-15-
dc.date.available2023-08-15T20:14:50Z-
dc.date.issued2013-02-22-
dc.identifier.citationLima Filho, Adalberon Moreira de. Ensino de biologia por meio de charges. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12000-
dc.description.abstractThis paper reports on a qualitative research, which aimed to develop and analyze a didactic sequence designed to teach biology at the Youth and Adults, using cartoons as the main materials. For this, we conducted a case study with students of a class of high school of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in Youth and Adult Modality-PROEJA Federal Institute of Alagoas. The research was discussed in the light of the semiotic theory of Peirce and Andragogy theory that addresses learning in adults and the method of Paulo Freire. The proposed instructional sequence was performed in four classes and used three questionnaires, proposed activity, observations and records to collect data. The collected data were categorized and analyzed through triangulation of data. As a result, the survey revealed that the students' perception, the sequence was of good quality. The cartoons shown to be an effective educational material, especially at the point of promoting dialogue in the classroom to stimulate students' achievement. Finally, we can say that the instructional sequence developed and analyzed contributed to student learning and reflection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChargespt_BR
dc.subject.Ensino de Biologiapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectChargespt_BR
dc.subjectBiology Teachingpt_BR
dc.subjectYouth and Adultspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleEnsino de biologia por meio de chargespt_BR
dc.title.alternativeBiology teaching through chargespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho relata uma investigação de caráter qualitativo, que objetivou desenvolver e analisar uma sequência didática destinada a ensinar biologia na Educação de Jovens e Adultos, utilizando charges como principal material didático. Para isso, realizamos um estudo de caso com os alunos de uma turma de ensino médio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos- PROEJA do Instituto Federal de Alagoas. A pesquisa foi discutida à luz da teoria semiótica de Peirce e Teoria Andragogia que aborda a aprendizagem em adultos e do método de Paulo Freire. A sequência didática proposta foi realizada em quatro aulas e utilizamos três questionários, atividade proposta, observações e transcrições para coletar os dados. Os dados coletados foram categorizados e analisados pela técnica de triangulação dos dados. Como resultado, a pesquisa revelou que, na percepção dos alunos, a sequência foi de boa qualidade. As charges demonstram ser um material didático eficiente, principalmente nos pontos de promoção do diálogo em sala de aula ao estimular o cognitivo dos alunos. Por fim, podemos afirmar que a sequência didática desenvolvida e analisada contribuiu para reflexão e aprendizagem dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de biologia por meio de chrges.pdf3.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.