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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11992
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Impacto de fatores socioeconômicos na nota do ENADE: uma investigação usando métodos de aprendizagem de máquina |
Autor(es): | Santos, Edvonaldo Horácio dos |
Primeiro Orientador: | Pimentel, Bruno Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Amorim, Lucas Benevides Viana de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Evandro de Barros |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Roberta Vilhena Vieira |
Resumo: | O Enade e um teste aplicado anualmente em graduandos habilitados. Integrando o Sineas, permite, junto com a avaliação institucional e a avaliação de cursos da graduação, medir a qualidade dos cursos no país. Os resultados podem ser consultados no site do Inep e permitem uma análise por meio do uso de técnicas de Aprendizagem de Maquina e Ciência de Dados. A proposta deste trabalho é investigar quais fatores socioeconômicos afetam a nota geral do Enade. São utilizados três algoritmos de regressão: Arvore de Decisão, Floresta Aleatória e Lasso. Para o estudo os dados são separados em dois conjuntos: o primeiro conjunto é formado apenas pelos alunos do estado de Alagoas; enquanto que o segundo é referente aos dos demais estados da federação (excluindo-se os do primeiro). Apresentaram alta influência na nota geral da prova para os dois conjuntos de dados e os três algoritmos os seguintes fatores socioeconômicos: bolsa acadêmica durante a graduação (monitoria, PIBICs, PIBITs e análogos), fonte de financiamento para mensalidade (no caso do curso não ser gratuito) e a renda total familiar. Também se sobressaram a cor do indivíduo, a modalidade do ensino médio realizada pelo aluno e o número de horas de estudo por semana. Além disso, as análises por meio dos gráficos de distribuição mostraram distinções importantes quando comparados em relação ao mesmo dado socioeconômico e também levando em conta a qual conjunto pertence: a media aritmética dos alunos com bolsa acadêmica durante a graduação foi maior que daqueles que não tiveram bolsa; os estudantes de curso gratuito ou com financiamento total pelo ProUni apresentaram media aritmética maior que nos outros casos; e os estudantes com maiores rendas brutas tiveram uma media maior que aqueles que possuem menor poder aquisitivo. |
Abstract: | The Enade is a test administered annually to quali_ed graduates. Integrating Sineas, it allows, together with the institutional evaluation and the evaluation of undergraduate courses, to measure the quality of courses in the country. The results can be consulted at Inep's website and allow an analysis through the use of Machine Learning and Data Science techniques. The purpose of this work is to investigate which socioeconomic factors a_ect Enade's overall score. Three regression algorithms are used: Decision Tree, Random Forest and Lasso. For the study, the data are separated into two sets: the _rst set is formed only by students from the state of Alagoas; while the second refers to the other states of the federation (excluding those of the _rst). The following socioeconomic factors had a high inuence on the overall test score for the two datasets and the three algorithms: academic scholarship during graduation (monitoring, PIBICs, PIBITs and the like), source of funding for tuition (in case the course is not free) and the total household income. The individual's color, the type of secondary education performed by the student and the number of hours of study per week also stood out. In addition, the analyzes through the distribution graphs showed important distinctions when compared in relation to the same socioeconomic data and also taking into account which set it belongs: the arithmetic mean of students with academic scholarship during graduation was higher than those who did not have handbag; students taking a free course or with full funding from ProUni had a higher arithmetic mean than in the other cases; and students with higher gross incomes had a higher average than those with lower purchasing power. |
Palavras-chave: | Aprendizado computacional Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Fatores socioeconômicos Algoritmos de regressão Computer learning National Performance Examination of Students Socioeconomic factors Regression algorithms |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso Engenharia da Computação |
Citação: | SANTOS, Edvonaldo Horácio dos. Impacto de fatores socioeconômicos na nota do ENADE: uma investigação usando métodos de Aprendizagem de Máquina. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)- Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11992 |
Data do documento: | 20-jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC |
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Impacto de fatores socioeconômicos na nota do ENADE Uma investigação usando métodos de Aprendizagem de Máquina.pdf | 5.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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