00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aragaki, Sérgio Seiji-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170534155900279pt_BR
dc.contributor.referee1Brigagão, Jacqueline Isaac Machado-
dc.contributor.referee2Vilela, Rosana Quintella Brandão-
dc.creatorVale, Rafaela Costa Russo do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4046087608874455pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T20:40:33Z-
dc.date.available2023-08-07-
dc.date.available2023-08-07T20:40:33Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationVALE, Rafaela Costa Russo do. Oficinas como estratégia de ensino do método canguru em um projeto de extensão universitária. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11978-
dc.description.abstractThis Academic Work Completing the Course of the Professional Master's Degree in Health Teaching at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas is composed of an article, resulting from the research of the same title “Workshops as a teaching strategy of the Kangaroo Method in a university extension project ” and three educational products. The main objective of the research is to know how workshops can contribute to teaching and learning about the Kangaroo Method (KM), based on the speech of students of a university extension project. In order to reach this objective, a process of construction, execution and evaluation of the pedagogical workshops was developed as a teaching proposal for the MC. The meetings took place virtually and fifteen extension workers from the Physiotherapy, Medicine, Nursing, Speech Therapy and Occupational Therapy courses participated. From the analysis of the information, two analytical categories were constructed: “Meanings attributed to knowledge about the Kangaroo Method” and “Relevance in the use of pedagogical workshops in the extension project”. The three educational technical products are: the “Technical Manual for conducting Kangaroo Method Workshops”, which aims to guide the paths for carrying out the workshops; the “Video: Knowing a Neonatal Unit”, which approaches concepts, classification and explanations of the actions practiced in a neonatal unit; and “Kangaroo Method Workshops: Technical Report”, which describes the planning, execution, evaluation and validation of the KM teaching proposal. The results showed that the proposal was positive and generated a contribution to the teaching and learning of the MC to the participants. It is expected that the didactic materials produced in this work provide a theoretical and practical foundation in different formative processes of teaching in health, especially in perinatal care.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da saúde – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMétodo cangurupt_BR
dc.subjectOficina pedagógica – Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectPedagogical workshopspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeaching materialspt_BR
dc.subjectKangaroo-Mother care methodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleOficinas como estratégia de ensino do método canguru em um projeto de extensão universitáriapt_BR
dc.title.alternativeWorkshops as a teaching strategy of the kangaroo method in an university extension projectpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é composto por um artigo, decorrente da pesquisa de mesmo título “Oficinas como estratégia de ensino do Método Canguru em um projeto de extensão universitária” e três produtos educacionais. A pesquisa tem como objetivo principal conhecer como oficinas podem contribuir para o ensino-aprendizagem sobre o Método Canguru (MC), a partir do discurso de discentes de um projeto de extensão universitária. Para o alcance desse objetivo foi desenvolvido um processo de construção, execução e avaliação de oficinas pedagógicas como proposta de ensino para o MC. Os encontros ocorreram de modo virtual e participaram quinze extensionistas dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. A partir da análise das informações foram construídas duas categorias analíticas: “Sentidos atribuídos ao Método Canguru e os aprendizados ocorridos durante as oficinas” e “Relevância no uso de oficinas pedagógicas no projeto de extensão”. Os três produtos técnicos educacionais são: o “Manual Técnico para realização de Oficinas do Método Canguru”, que objetiva orientar os caminhos para a realização das oficinas; o “Vídeo: Conhecendo uma Unidade Neonatal”, que aborda conceitos, classificação e esclarecimentos das ações praticadas em unidade neonatal; e o “Oficinas do Método Canguru: Relatório Técnico”, que descreve o planejamento, a execução, a avaliação e a validação da proposta de ensino do MC. Os resultados demonstraram que a proposta foi positiva e gerou contribuição para o ensino-aprendizagem do MC às participantes. Espera-se, que os materiais didáticos produzidos nesse trabalho, propicie embasamento teórico e prático em diferentes processos formativos de ensino na saúde, em especial no cuidado perinatal.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oficinas como estratégia de ensino do método canguru em um projeto de extensão universitária.pdf4.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.