00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Lenilda Austrilino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553677267671214pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Mércia Lamenha-
dc.contributor.referee2Souza, Diogo dos Santos-
dc.creatorSantana, Débora de Cerqueira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8466543948744783pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T20:30:33Z-
dc.date.available2023-08-04-
dc.date.available2023-08-07T20:30:33Z-
dc.date.issued2023-01-06-
dc.identifier.citationSANTANA, Débora de Cerqueira. Extensão universitária e o processo de curricularização: percepções dos discentes no contexto da formação em saúde. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11977-
dc.description.abstractUniversity Extension is an interdisciplinary, educational, cultural, scientific and political process that promotes transformative interaction between the university and other sectors of society. Considering the importance of extension in the academic environment, the National Education Plan, through Law nº 13.005/2014, establishes that Higher Education Institutions must ensure at least 10% of the total curricular credits required for graduation in programs and university extension projects. The mandatory nature of the extension curriculum emerged from the need to implement the constitutional principle of inseparability between teaching, research and extension. As this is an innovative theme with incipient discussions in the local reality, the study in question assumed the perspective of analyzing the perceptions of students in the health area about the extension curricularization process. The qualitative, exploratory research was carried out in a Public Higher Education Institution in Alagoas. As a methodological procedure for data collection, a semi-structured interview was used with students from undergraduate health courses, included in the University's extension projects. For the systematization of the data, the Bardin Content Analysis Technique was used, in the thematic modality. The results indicated that students perceived that there was a gap between what was said and what was practiced at the university about the curricularization process of the Extension. It also showed that the devaluation of extension is still something present in the academic environment and pointed out the need for in-depth discussions on the subject, involving the entire academic community. Considering the results pointed out in the investigation, the study presents as a product an educational video that aims to contribute with more information and dissemination of extensionist practices in the studied context. It concludes that the extension curriculum process is complex and executed, needing to be built from an extension of pedagogical extension, with mechanisms that collectively take effect, from its extension at the University.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCurricularização da extensãopt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleExtensão universitária e o processo de curricularização: percepções dos discentes no contexto da formação em saúdept_BR
dc.title.alternativeUniversity extension and the curricularization process: perceptions of students in the context of health educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Extensão Universitária como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade. Considerando a importância da Extensão no meio acadêmico, o Plano Nacional de Educação, por meio da Lei nº 13.005/2014, estabelece que as Instituições de Ensino Superior devem assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a Graduação em Programas e Projetos de Extensão universitária. A obrigatoriedade da curricularização da Extensão surgiu da necessidade de efetivação do princípio constitucional da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão. Tratando-se de uma temática inovadora e com discussões incipientes na realidade local, o estudo em questão assumiu a perspectiva de analisar as percepções de discentes da área da Saúde sobre o processo de curricularização da Extensão. A pesquisa qualitativa, de modalidade exploratória, foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior Pública Estadual de Alagoas. Utilizou-se como procedimento metodológico para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com os estudantes dos cursos de Graduação em Saúde, inseridos nos Projetos de Extensão da Universidade. Para a sistematização dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática. Os resultados indicaram que os estudantes percebiam que existia uma lacuna entre o que era dito e o que era praticado na Universidade sobre o processo de curricularização da Extensão. Evidenciou-se, também, que a desvalorização da Extensão ainda era algo presente no ambiente acadêmico e apontou a necessidade de discussões aprofundadas sobre a temática, envolvendo toda a comunidade acadêmica. Com base nos resultados apontados na investigação, o estudo apresentou como produto um vídeo educativo que tem como intuito contribuir com mais informação e disseminação das práticas extensionistas no contexto estudado. Conclui-se que o processo de curricularização da Extensão é complexo e desafiador, necessitando ser construído a partir de inúmeros reordenamentos pedagógicos e institucionais, com mecanismos que, coletivamente, favoreçam sua efetivação na Universidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.