00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Histórias contadas a partir do uso de tecnologias da informação e comunicação em uma Unidade Covid-19
Título(s) alternativo(s): Stories telled from the use of information and communication technologies in a Covid-19 Unit
Autor(es): Moreira, Sarah Lins de Barros
Primeiro Orientador: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Guilmer Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Junqueira, Telma Low Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira
Resumo: Abordo, neste estudo, os sentidos produzidos a partir do uso de tecnologias para os processos comunicativos entre equipe, usuário/a, familiares e amigos/as durante o período de isolamento e da hospitalização em uma Unidade Covid-19 de um hospital público de ensino e assistência. Fundamento a pesquisa no Construcionismo Social, tomando como base de apoio a análise das práticas discursivas e produção de sentidos. Para tanto, recorri a uma roda de conversa para reunir os diálogos entre profissionais e residentes que integraram a equipe de humanização responsável pela realização de videochamadas para visita virtual. A partir de então, construí mapas dialógicos, visando identificar os repertórios linguísticos utilizados. A análise dos mapas apontou para três categorias: “Afetações”, “Desafios” e “Potencialidades”. Para além das categorias, recorri a algumas histórias contadas na roda ou nas conversas cotidianas com a equipe durante a realização das visitas virtuais. Os resultados me fizeram refletir sobre a importância da visita virtual para reduzir o isolamento social e promover a aproximação família-usuário/a como estratégia no suporte emocional durante o período de hospitalização. Através do uso da tecnologia, as pessoas internadas tiveram a oportunidade de receber o afeto e apoio da família, que contribuiu significativamente para sua recuperação, ajudando na elaboração do luto, diminuição da ansiedade, medo da morte e sensação de solidão numa situação de vulnerabilidade e melhora de seu quadro clínico. Constatei também que a equipe do Grupo de Trabalho de Humanização procurava levar em consideração nas práticas de cuidado a singularidade dos sujeitos. As histórias contadas também apontam para as diversas realidades atendidas, desde situações adversas até casos cômicos. A tecnologia dura passou a configurar um acesso à rede de afetos. Poder ver e conversar com familiares e amigos/as; manter vínculos; proporcionar o primeiro contato mãe-bebê; a esperança retomada por uma conversa após a extubação; uma avó que conheceu sua neta durante as visitas virtuais; e até mesmo a integração e o compartilhamento de notícias difíceis pertinentes à família durante o boletim médico. A boa aceitação do serviço de visita virtual e o ganho emocional alcançado por parte de pessoas internadas e suas famílias emergiram em diversos momentos no decorrer da pesquisa. Com a experiência da pesquisa, acredito ser necessário seguir com o uso da tecnologia de comunicação não só para a assistência de pacientes acometidos por Covid-19, mas ampliada para a proposta de implantação de um serviço de visita virtual permanente nos diversos setores hospitalares, em especial para pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva e usuários/as em precaução de contato internados/as nas clínicas. Sugiro que o tema siga sendo estudado em futuras pesquisas no contexto pós-pandemia.
Abstract: In this study, I approach the meanings produced from the use of technologies for the communicative processes between the team, user, family and friends during the period of isolation and hospitalization in a Covid-19 Unit of a public teaching and care hospital. The research is based on Social Constructionism, based on the analysis of discursive practices and production of meanings. To do so, I resorted to a conversation wheel to collect the dialogues between professionals and residents who were part of the humanization team responsible for conducting video calls for virtual visits. From then on, I built dialogical maps, aiming to identify the linguistic repertoires used. The analysis of the maps pointed to three categories: “Affectations”, “Challenges” and “Potentialities”. In addition to the categories, I resorted to some stories told in the circle or in daily conversations with the team, during the virtual visits. made me reflect on the importance of virtual visits to reduce social isolation and promote family-user rapprochement as a strategy for emotional support during the hospitalization period. Through the use of technology, hospitalized people have the opportunity to receive affection and support from the family that contributed significantly to his recovery, helping to work through grief, reducing anxiety, fear of death and feeling lonely in a situation of vulnerability and improvement of his clinical condition. consideration in care practices the uniqueness of the subjects. The stories told also point to the different realities assisted ranges, from adverse situations to comic cases. Hard technology began to configure access to the network of affections. Being able to see and talk to family and friends, maintain bonds; provide the first mother-baby contact; hope resumed by a conversation after extubation; a grandmother who met her granddaughter during virtual visits; and even the integration and sharing of difficult news pertinent to the family during the medical bulletin. The good acceptance of the virtual visit service and the emotional gain achieved by hospitalized people and their families emerged at different times during the research care for patients affected by Covid-19, but expanded to the proposal to implement a permanent virtual visit service in the various hospital sectors, especially for people hospitalized in the Intensive Care Unit and users in contact precaution hospitalized in clinics. I suggest that the topic continues to be studied in future research, in the post-pandemic context.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS)
COVID-19
Sentidos
Humanização da Assistência
Diálogos
Information and communication technology
Senses
Humanization of assistance
Dialogues
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: MOREIRA, Sarah Lins de Barros. Histórias contadas a partir do uso de tecnologias da informação e comunicação em uma Unidade Covid-19. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11927
Data do documento: 2-mar-2023
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