00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miranda, Edma Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418533177406749pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Francis Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8626107472806227pt_BR
dc.creatorCavalcante, Moab Victor Verçosa-
dc.date.accessioned2023-07-17T12:47:49Z-
dc.date.available2023-07-17-
dc.date.available2023-07-17T12:47:49Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Moab Victor Verçosa. Fotografia analógica e digital voltada ao ensino de química – Química, luz, câmera, ação! Oxidando e reduzindo memórias.2023. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11805-
dc.description.abstractThe connection between these two-unit, chemistry and photograph, comes since the beginnings until today when the world to turned digital and the photos are each day in virtual medias and/or in social medias then printed ones, going through the old process. Considering the orientation of the National Common Curricular Base (BNCC) for teaching, which includes some of the chemical contents worked on in High School, it is proposing an experiment based on a chemical content present in photographic processes. A very important point to be highlighted in this proposal is the interdisciplinarity that occurs with chemistry and other disciplines that involve the entire creative and photographic process that will be studied, such as: history, physics, art and philosophy. Based on this interdisciplinarity, a didactic sequence was developed at the end of this work with the purpose of uniting chemistry and photography as a basis for working on the theme of oxidoreduction between the classes of the second grade of High School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectChemistry (High School)pt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleFotografia analógica e digital voltada ao ensino de química – Química, luz, câmera, ação! Oxidando e reduzindo memóriaspt_BR
dc.title.alternativeANALOG AND DIGITAL PHOTOGRAPHY FOCUSED ON CHEMISTRY TEACHING. CHEMISTRY, LIGHT, CAMERA, ACTION! Oxidizing and reducing memoriespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA conexão entre estas duas unidades, química e fotografia, vem desde os primórdios até os dias de hoje quando o mundo se tornou digital e a fotos estão cada vez mais em médias virtuais e/ou em redes sociais do que impressas passando por todo processo antigo. Levando em consideração a orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de ensino, que contempla alguns dos conteúdos químicos trabalhados no Ensino Médio, está sendo proposto um experimento baseado em um conteúdo químico presente nos processos fotográficos. Um ponto bastante importante a ser destacado nesta proposta é a interdisciplinaridade que ocorre com a química e as outras disciplinas que envolvem todo o processo criativo e fotográfico que serão estudados, como por exemplo: história, física, arte e filosofia. Tendo como base essa interdisciplinaridade, foi desenvolvida uma sequência didática ao fim deste trabalho, com o propósito de unir a química e a fotografia como base para trabalhar a temática de oxirredução entre as turmas da segunda série do ensino médio.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.