00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Keuler Hissa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732919330877406pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Anderson Moreira Aristides dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0335447705890131pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Ana Carolina da Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0193687548913253pt_BR
dc.creatorFerreira, Silvia Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9302773116385948pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T12:50:05Z-
dc.date.available2023-07-14-
dc.date.available2023-07-14T12:50:05Z-
dc.date.issued2022-10-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, Silvia Cardoso. Ensaios sobre a educação em Alagoas: uma análise sobre desigualdades de oportunidades educacionais e o abandono escolar. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11782-
dc.description.abstractThis dissertation is composed of two studies in economics of education that seek to contribute with new evidence on school dropout and inequality of educational opportunities for the state of Alagoas. The first study analyzes the determinants of school dropout in the state, for elementary and high school students. In this sense, data from the Censo Escolar regarding the student's situation not available for public consultation were used, in which they were obtained through the request to the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) for the year 2019, and for the empirical strategy the Multilevel Logistics Model was chosen. The results showed that factors such as the characteristics of students, classes and schools in which they are inserted, in addition to the region where they study, are decisive in the decision of students to leave school. Showing a greater relevance in high school, the variables that stood out for the chance of dropping out were age, race, grade, shift, type of school and the place where they study. Finally, the second study analyzes how family background variables explain the performance and inequality of educational opportunity for students in the 5th and 9th year of elementary school in public schools in the state of Alagoas. For this, data from the Censo Escolar and the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) for the year 2019 were used and the Inequality of Opportunities Index (IOP) by Ferreira and Gignoux (2014) were applied. The results obtained point to a better performance in mathematics than in Portuguese, especially for 5th grade students. It was also verified the relevance of the set of childhood circumstances to determine the inequality of opportunity in the state, highlighting the failure of students, however, the participation of other groups to define this inequality is highlighted, such as the relationship between parents and children, cultural habits and school characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação – Alagoaspt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectReprovação escolarpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectOportunidade educacionalpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectEducation – Alagoaspt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.subjectEducational opportunitypt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEnsaios sobre a educação em Alagoas uma análise sobre desigualdades de oportunidades educacionais e o abandono escolarpt_BR
dc.title.alternativeESSAYS ON EDUCATION IN ALAGOAS: AN ANALYSIS ON INEQUALITY IN EDUCATIONAL OPPORTUNITIES AND SCHOOL LEAVINGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é composta por dois ensaios em economia da educação que buscam contribuir com novas evidências sobre o abandono escolar e a desigualdade de oportunidades educacionais para o estado de Alagoas. O primeiro ensaio analisa os determinantes do abandono escolar no referido estado, para os alunos do ensino fundamental e médio. Neste sentido, foram utilizados dados do Censo Escolar referentes à situação do aluno não disponíveis à consulta pública, no qual foram obtidos por meio da solicitação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para o ano de 2019, e para a estratégia empírica o Modelo Logístico Multínivel foi o escolhido. Os resultados mostraram que fatores como as características dos alunos, das turmas e escolas o qual estão inseridos, além da região onde estudam são determinantes a decisão dos alunos abandonarem a escola. Mostrando uma relevância maior no ensino médio as variáveis que se destacaram para a chance de abandono foram a idade, a raça, a série, o turno, o tipo de escola e o local onde estudam. Por fim, o segundo ensaio analisa como as variáveis de background familiar explicam o desempenho e a desigualdade de oportunidade educacional para os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas do estado de Alagoas. Para isso foram utilizados dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do ano de 2019 e aplicados o índice de desigualdade de oportunidades (IOP) de Ferreira e Gignoux (2014). Os resultados obtidos apontam para um melhor desempenho em matemática do que em português, principalmente para os alunos do 5º ano. Verificou-se também a relevância do conjunto de circunstâncias da infância para determinar a desigualdade de oportunidade no estado, dando destaque para a reprovação dos alunos, entretanto salienta-se a participação de outros grupos para definição dessa desigualdade, como a relação entre pais e filhos, os hábitos culturais e as características da escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.