00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Justino, Gilberto Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3621236116097261pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo-
dc.contributor.referee2Kamiya, Regianne Umeko-
dc.creatorBrito, Maria Dias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5565578529168701pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T22:33:05Z-
dc.date.available2023-05-24-
dc.date.available2023-06-28T22:33:05Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationBRITO, Maria Dias de. Atividades lúdicas investigativas em botânica no ensino médio. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11674-
dc.description.abstractPlayfulness and autonomy in learning fosters one of the most fascinating and challenging processes of transformations experienced by students in knowledge construction. Therefore, it implies that teachers rethink practices and break routines in investigative teaching promotion, especially when the perception of botany does not culminate in educational learning, contributing to “plant blindness”. This research sought to use a playful proposal within investigative teaching strategies so that students could, by their own elaboration, base the understanding of the form and function of vascularization in plant organisms. The study was conducted with 23 students in senior year of the Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, in Arapiraca, Alagoas, where students: 1) Problematized and proposed hypotheses about water transport conditions in vegetables, soil precipitation and temperature; 2) They produced homemade videos and vegetable modeling in biscuit, in addition to creating a comic strip about water relations as a way of reviewing their hypotheses; 3) Socialized the material produced in the problematization, through a bingo game, associating it with the constructed knowledge. The advances made in learning and enthusiasm in the face of the challenges proposed at each stage were notorious. The forms applied with knowledge questionnaires at the beginning and at the end of the research, allowed us to assess the importance of the strategies offered. Finally, it was found that the playful activities in the investigative teaching used at each stage, for the study of botany, enhance the acquisition of knowledge, promoting challenges, overcoming, reflection, fun, revision and motivation in the construction of pleasant learning with successful experiences.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectPlant physiologypt_BR
dc.subjectPlant blindnesspt_BR
dc.subjectBiscuitpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectDare or double dare gamept_BR
dc.subjectVascularized plantspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAtividades lúdicas investigativas em botânica no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeInvestigative playful activities in botany in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA ludicidade e autonomia no aprendizado estimula um dos mais fascinantes e desafiadores processos de transformações vivenciadas por discentes na construção dos saberes. Para tanto, implica aos docentes repensar práticas e quebrar rotinas na promoção de um ensino investigativo, principalmente, quando a percepção sobre a Botânica não culmina em um aprendizado formativo contribuindo com a “Cegueira Botânica”. A pesquisa buscou utilizar uma proposta lúdica, dentro de estratégias de ensino investigativo, para que o discente pudesse, por sua própria elaboração, fundamentar a compreensão da forma e função da vascularização em organismos vegetais. O estudo foi conduzido com 23 alunos dos 3º anos de uma Escola Estadual em Arapiraca, AL, onde os educandos: 1) Problematizaram e propuseram hipóteses sobre as condições de transporte de água nos vegetais, precipitação e temperatura na Terra; 2) Produziram vídeos caseiros e modelagens vegetais em biscuit, além da criação de história em quadrinhos sobre as relações hídricas como forma de revisão de suas hipóteses; 3) Socializaram o material produzido na problematização, através do bingo passa ou repassa associando aos saberes construído. Foram notórios os avanços obtidos em aprendizagem e entusiasmos frente os desafios propostos em cada etapa. Os formulários aplicados com questionários de conhecimentos no início e ao final da pesquisa, permitiram avaliar importância das estratégias oferecidas. Por fim, constatou-se que as atividades lúdicas no ensino investigativo utilizado em cada etapa, para o estudo da Botânica, potencializam a obtenção de conhecimento, promovendo desafios, superação, reflexão, diversão, revisão e motivação na construção do aprendizado prazeroso com experiências exitosas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividades lúdicas investigativas em botânica no ensino médio.pdf3.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.