Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11673
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de conceitos biológicos de biodiversidade a partir de uma sequência investigativa |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of biological concepts of biodiversity from an investigative sequence |
Autor(es): | Barbosa, Givaldo Paulo |
Primeiro Orientador: | Lima, Letícia Ribes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Justino, Gilberto Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Valéria Campos |
Resumo: | A biodiversidade contribui para o equilíbrio ambiental e compreende a variedade e variabilidade dos organismos presentes na natureza incluindo a diversidade desde o nível de genes a ecossistemas biológicos, configurando-se como a diversidade da vida. O estudo desse tema, com o emprego de uma metodologia ativa de aprendizagem que tem foco em questões problematizadoras, estimula o aluno a desenvolver o protagonismo para a construção e/ou consolidação do conhecimento científico. Neste sentido, este trabalho foi desenvolvido por mim, como professor de Biologia da Escola de Referência em Ensino Médio Regina Pacis, localizada no Município de Palmeirina (PE) com a participação de 20 alunos do 2º ano “A”. Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e aplicar uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) envolvendo aulas teórico-expositivas e aula de campo, a fim de contribuir para a sistematização e aprendizagem de conceitos biológicos relacionados à biodiversidade. A pesquisa foi qualitativa do tipo pesquisa-ação em que a coleta e análise dos dados foram por meio das observações dos conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais dos alunos na realização das atividades. As ações desenvolvidas também me possibilitaram como professor-mestrando refletir sobre a minha prática pedagógica. Os alunos, no espaço formal de ensino, tiveram aulas expositivas dialogadas com questões problematizadoras norteadoras para as demais etapas da pesquisa. Foi realizada uma aula de campo, na qual os alunos realizaram o levantamento dos indivíduos arbóreos presentes em duas parcelas de 10x10m. Para isso, os alunos formaram dois grupos e cada um trabalhou em uma parcela para posterior comparação e discussão dos dados. O material botânico coletado foi levado para a escola e agrupados, pelos alunos, em morfoespécies, por meio da análise morfológica. Após essa etapa, cada grupo de alunos contabilizou o número de morfoespécies encontradas em cada parcela e apresentou os resultados para os colegas. Com a mediação do professor foram então realizadas discussões acerca dos conceitos de espécie, riqueza, abundância e diversidade. Os alunos foram incentivados a apresentarem os resultados obtidos utilizando diferentes ferramentas, como: elaboração de relatórios; apresentação oral em sala de aula e desenvolvimento de infográfico. A pesquisa teve como produto uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) que descreveu a metodologia empregada, que auxiliou os alunos a assimilarem novos conhecimentos e/ou consolidarem os pré-existentes sobre conceitos biológicos relacionados à biodiversidade com um nível de conhecimento funcional e estrutural, ficando aqui a sugestão e o incentivo para que outros professores a utilizem de forma literal ou mesmo trabalhando com outros grupos de seres vivos e com a interdisciplinaridade para auxiliar os alunos a alcançarem um nível multidimensional de conhecimento em que terão a habilidade de correlacioná-lo a outras áreas do saber e à sua vida cotidiana. |
Abstract: | Biodiversity, which contributes to environmental balance and comprises the variety and variability of organisms present in nature, including diversity from the level of genes to biological ecosystems, configuring itself as the diversity of life. The study of this topic, with the use of an active learning methodology that focuses on problematizing issues, encourages the student to develop a leading role in the construction and/or consolidation of scientific knowledge. In this sense, this work was developed by me, as a Biology teacher at the Regina Pacis High School Reference School, located in the Municipality of Palmeirina (PE) with the participation of 20 students from the 2nd year “A”. The main objective of this research was to develop and apply an Investigative Teaching Sequence (SEI) involving theoretical-expository classes and field classes, in order to contribute to the systematization and learning of biological concepts related to biodiversity. The research was qualitative, of the action research type, in which data collection and analysis were carried out through observations of the students' conceptual, attitudinal and procedural knowledge in carrying out the activities. The actions developed also made it possible for me as a Master's teacher to reflect on my pedagogical practice. The students, in the formal teaching space, had lectures in dialogue with guiding questions for the other stages of the research. A field class was held, in which the students carried out a survey of the arboreal individuals present in two 10x10m plots. For this, the students formed two groups and each worked on a plot for later comparison and discussion of the data. The botanical material collected was taken to the school and grouped by the students into morphospecies, through morphological analysis. After this step, each group of students counted the number of morphospecies found in each plot and presented the results to their colleagues. With the teacher's mediation, discussions were held about the concepts of species, richness, abundance and diversity. Students were encouraged to present the results obtained using different tools, such as: reporting; oral presentation in the classroom and infographic development. The research had as a product an Investigative Teaching Sequence (SEI) that described the methodology used, which helped students to assimilate new knowledge and/or consolidate the pre-existing ones on biological concepts related to biodiversity with a level of functional and structural knowledge, here is the suggestion and encouragement for other teachers to use it literally or even working with other groups of living beings and with interdisciplinarity to help students reach a multidimensional level of knowledge in which they will have the ability to correlate it with other areas of knowledge and to their everyday life. |
Palavras-chave: | Biologia (Ensino médio) Sequência de Ensino Investigativo (SEI) Biodiversidade Field class Diversity Wealth Investigative teaching sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Citação: | BARBOSA, Givaldo Paulo. O ensino de conceitos biológicos de biodiversidade a partir de uma sequência investigativa. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11673 |
Data do documento: | 5-set-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de conceitos biológicos de biodiversidade a partir de uma.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.