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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11672
Tipo: | Dissertação |
Título: | Brincando e aprendendo com o manguezal: uma estratégia do ensino por investigação para práticas de educação ambiental, município de Barra de Santo Antônio, estado de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Playing and learning with the mangrove: a teaching strategy by research for environmental education practices, municipality of Barra de Santo Antônio, state of Alagoas |
Autor(es): | Martins, Daiane Guerra |
Primeiro Orientador: | Silva, Jorge Luiz Lopes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Kamiya, Regianne Umeko |
metadata.dc.contributor.referee2: | Albuquerque, Joelma de Oliveira |
Resumo: | O território brasileiro possui diversos ambientes naturais que possibilitam a realização do ensino de biologia em espaços não formais de ensino, onde os professores podem trabalhar vários conteúdos curriculares aliados à educação ambiental. Nesta pesquisa, foi utilizado o ecossistema manguezal, agregando o ensino por investigação e uso da tecnologia. Os objetivos deste trabalho foram verificar se a produção de um áudio visual e um guia virtual de trilha interpretativa para área de Manguezal podem ser utilizadas como uma estratégia de ensino em uma abordagem investigativa, assim como trabalhar os princípios da educação ambiental usando o manguezal como modelo. Esta pesquisa foi realizada com 27 alunos do ensino médio da educação pública no período de março de 2021 a junho de 2022. Inicialmente, foram realizadas atividades prévias à visita ao campo como a sala de aula invertida e aula expositiva, que serviram de âncoras para uma aprendizagem significativa através do ensino por investigação. Posteriormente, os alunos visitaram a trilha a ser formatada, onde conheceram alguns elementos do manguezal, realizam filmagens e fotografaram os elementos que julgaram importante e ao final da visita à trilha os alunos foram divididos em grupos para a construção de um mapa conceitual, tendo como tema mais abrangente, o ecossistema. No terceiro momento, os grupos realizaram pesquisas sobre fauna, flora e fatores abióticos do Manguezal. Estas pesquisas foram a base para a construção do áudio visual e o guia virtual da trilha. No quarto momento, realizou-se mais uma ida ao campo para captação de mais alguns vídeos e fotos para serem inseridos no áudio visual e no guia. Alguns dias após, iniciou-se a estruturação, montagem e tratamento do áudio visual. As últimas etapas foram a escolha das atividades lúdicas a serem inseridas no guia e a montagem do próprio guia. Este foi estruturado num roteiro oriundo das pesquisas dos grupos, sendo dividido em cinco pontos de interpretação e três atividades lúdicas, criadas para intensificar o aprendizado através de brincadeiras, sob uma área de percurso circular de 175 metros no manguezal. A falta de contato com o ensino por investigação, trouxe no primeiro momento pesquisas superficiais e com fontes duvidosas em todos os grupos. Após algumas intervenções da autora, houve uma melhora significativa na qualidade das pesquisas dos grupos, resultando em menos cópias e mais construções textuais. A ideia de realizar uma atividade fora do ambiente formal de ensino e a construção de materiais usando a tecnologia (guia virtual da trilha e áudio visual) auxiliaram os alunos a terem sucesso na apreensão do conhecimento através do ensino por investigação. Conclui-se que as aulas em espaços não formais utilizando uma abordagem investigativa, quando planejadas e executadas com criatividade, atendem com êxito às expectativas de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | The Brazilian territory has several natural environments that make it possible to teach biology in non-formal teaching spaces, where teachers can work on various curricular contents allied to environmental education. In this research, the mangrove ecosystem was used, combining teaching through investigation and the use of technology. The objectives of this work were to verify if the production of an audiovisual and an interpretive trail guide for the Mangrove area can be used as a teaching strategy in an investigative approach, as well as to work on the principles of environmental education using the mangrove as a model. This research was carried out with 27 public high school students. Initially, activities were carried out before the visit to the field, such as the Inverted Classroom and Expository Class, which served as an anchor for significant learning through teaching by investigation. Subsequently, the students visited the trail to be formatted, where they met some elements of the mangrove, filmed, and photographed the elements that they considered important at the end of the visit to the trail, the students were divided into groups to build a conceptual map, having as broader theme the Ecosystem. In the third moment, the groups carried out research on the fauna, flora, and abiotic factors of the Mangrove, these researches were the basis for the construction of the audiovisual and the trail guide. In the fourth moment, another trip to the field was carried out to capture some more videos and photos to be inserted in the audiovisual and in the guide. A few days later, the visual audio's structuring, assembly, and treatment began. The last steps were the choice of recreational activities to be included in the guide and the assembly of the guide itself. This was structured in a script, derived from the research of the groups, divided into five points of interpretation and 3 recreational activities along a circular path area of 175 meters in the mangrove. The lack of contact with teaching by investigation, at first brought shallow research with dubious sources in all groups, after some interventions by the author, there was a significant improvement in the quality of research in the groups, resulting in fewer copies and more textual constructions. The idea of carrying out an activity outside the formal teaching environment and the c constructing materials using technology (virtual trail guide and visual audio) helped students ed in inquiry teaching. It is concluded that classes in nonformal spaces using an investigative approach, when planned and executed with creativity, successfully meet the expectations of teaching and learning |
Palavras-chave: | Educação ambiental - Barra de Santo Antônio (AL) Pesquisa científica Ecossistemas de mangue Environmental education Teaching by investigation Mangrove Interpretive trail |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Citação: | MARTINS, Daiane Guerra. Brincando e aprendendo com o manguezal: uma estratégia do ensino por investigação para práticas de educação ambiental, município de Barra de Santo Antônio, estado de Alagoas. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11672 |
Data do documento: | 2-set-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS |
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