00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11650
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As tecnologias digitais na ludicidade do ensino de geografia
Título(s) alternativo(s): Digital technologies in the playfulness of teaching geography
Autor(es): Souza, Bianca da Silva
Silva, Maria Patricia da
Primeiro Orientador: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Antunes, Roberto Luiz dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Marinho, Pedro Henrique Torres
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal compreender a concepção do professor sobre a importância da utilização da tecnologia em sala de aula, assim como identificar as ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino da Geografia. O trabalho foi desenvolvido, através de pesquisas bibliográficas. Como campo de estudo,para coleta de informações, foi realizado um questionário com professores de Geografia de Ensino Fundamental II,sendo um da rede pública e outro da rede particular. Nesta pesquisa identificamos que os docentes apresentavam dificuldades na utilização de equipamentos tecnológicos nas aulas de Geografia, uns por não terem acesso,outros por não enxergarem a tecnologia como um recurso importante,ou até mesmo por não terem domínio dessas tecnologias. A pesquisa traz um alerta sobre a formação dos professores,sua capacitação, para que as aulas sejam mais atrativas, e consequentemente mais produtivas. A reflexão apresentada neste trabalho é sobre um ensino de Geografia que conceda aos estudantes uma formação crítica- reflexiva.
Abstract: The main objective of this work was to understand the teacher's conception of the importance of using technology in the classroom, as well as to identify the technological tools used in teaching Geography. The work was developed through bibliographic research. Included in this research are: scientific journals, books, conference proceedings, abstracts, etc. As a field of study, to collect information, a questionnaire was carried out with Geography teachers of Elementary School II, one from the public network and the other from the private network. In this research, we identified that teachers had difficulties in using technological equipment in Geography classes, some because they did not have access to it, others because they did not see technology as an important resource, or even because they did not master these technologies. The research brings an alert about the training of teachers, their training, so that classes are more attractive, and consequently more productive. The reflection presented in this work is about a teaching of Geography that provides students with a critical-reflective formation.
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Tecnologias digitais
Ludicidade
Geography teaching
Digital technologies
Ludic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SOUZA, Bianca da Silva; SILVA, Maria Patricia da. As tecnologias digitais na ludicidade do ensino de geografia. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11650
Data do documento: 28-fev-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As tecnologias digitais na ludicidade do ensino de geografia.pdf5.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.