00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Jobson de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6775904336154729pt_BR
dc.contributor.referee1Espíndola, Aline Calheiros-
dc.contributor.referee2Ng, Andressa Ka Yan-
dc.contributor.referee3Ferreira, Ana Carolina Oliveira-
dc.creatorBezerra, Sebastião Athayde-
dc.date.accessioned2023-06-26T20:04:37Z-
dc.date.available2023-05-18-
dc.date.available2023-06-26T20:04:37Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationBEZERRA, Sebastião Athayde. Análise comparativa entre levantamentos visuais contínuos pelos métodos manual e semiautomático em pavimento flexível. 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11623-
dc.description.abstractA Pavement Management System (PMS) is a set of tools developed to assist in the decisionmaking process in quality management, interventions and maintenance of a pavement. Within an PMS, there are assessments of pavement conditions, which are the activities that feed the system with data referring to history of implementation, maintenance and restoration, orography of the region, regional characteristics and structural, functional and operational conditions of a highway. Assessments can be performed manually and automated (semiautomatic and automatic), with differences related to the hiring of labor, execution and data processing time, quantity of equipment and cost. Therefore, the present work proposes to verify the feasibility of evaluating the condition of flexible pavement surfaces in a semi-automatic way with a Continuous Visual Survey, comparing it with a manual evaluation. The surveys were carried out on BR-424/AL between the kilometers 92 and 108, totaling 16 km of evaluated pavement. The manual survey took place from the direct visualization of the defects and the condition of the pavement in the field, while the semi-automatic one took place through the video recording of the runway coating. The results showed strong similarities between the conceptualizations of the highway segments in both surveys. Evidencing that the semiautomatic survey is a viable and reliable alternative method to be applied, and can present great reductions in the cost associated with the evaluations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civil - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLevantamento visual contínuo (Pavimentos flexíveis)pt_BR
dc.subjectLevantamento manual (Pavimentos flexíveis)pt_BR
dc.subjectLevantamento semiautomático (Pavimentos flexíveis)pt_BR
dc.subjectPavimentos - Defeitospt_BR
dc.subjectContinuous visual surveypt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectManual (Pavement flexible)pt_BR
dc.subjectSemi-automaticpt_BR
dc.subjectPavement - defectspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre levantamentos visuais contínuos pelos métodos manual e semiautomático em pavimento flexívelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUm Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) é um conjunto de ferramentas desenvolvidas para auxiliar no processo de tomada de decisão na gestão da qualidade, nas intervenções e manutenções de um pavimento. Dentro de um SGP, existem as avaliações das condições do pavimento, que são as atividades que alimentam o sistema com dados referentes a históricos – de implementações, manutenções e restaurações-, orografia da região, características regionais e condições estruturais, funcionais e operacionais de uma via. As avaliações podem ser realizadas manualmente e automatizadas (semiautomática e automática), havendo diferenças relacionadas a contratação de mão de obra, tempo de execução e processamento de dados, quantitativo de equipamentos e custo. Sendo assim, o presente trabalho propõe-se a verificar a viabilidade da avaliação da condição de superfícies de pavimentos flexíveis de forma semiautomática com um Levantamento Visual Contínuo, comparando-a com uma avaliação manual. Os levantamentos foram executados na BR-424/AL entre os quilométricos 92 e 108, totalizando 16 km de pavimento avaliado. O levantamento manual ocorreu a partir da visualização direta dos defeitos e da condição do pavimento em campo, enquanto que o semiautomático se deu através da gravação em vídeo do revestimento. Os resultados apontaram fortes similaridades entre as conceituações dos segmentos da rodovia em ambos levantamentos. Evidenciando que o levantamento semiautomático é uma alternativa viável e confiável para ser aplicada, podendo apresentar grandes reduções do custo associado as avaliações.pt_BR
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