00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Edma Carvalho de-
dc.contributor.referee2Silva, Vitória Cristina Pereira de Oliveira-
dc.creatorSilva, Mauricio Augusto da-
dc.date.accessioned2023-06-16T16:19:49Z-
dc.date.available2023-06-16-
dc.date.available2023-06-16T16:19:49Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationSILVA, Mauricio Augusto da. Açúcar como tema gerador para o ensino interdisciplinar de química. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11584-
dc.description.abstractClassrooms are an environment of constant learning, and therefore, incessant studies must be developed to promote effective teaching to students. One way to facilitate students' learning is to work with the contents in a contextualized way, which is why the present work aims to develop students' knowledge through a generating theme, sugar (sucrose), which is a well-known food that is widely occupies the table of Brazilians. Considering this fact and making a parallel with the evils (scientifically proven) that excessive consumption of sugar can cause (namely, diabetes, obesity, etc.), sugar becomes an excellent starting point for contextualizing the interdisciplinary teaching of chemistry, where the objective, as previously mentioned, is to provide meaningful learning for students. The interdisciplinarity addressed here is between chemistry and other disciplines in the area of Natural Sciences and Its Technologies (physics and biology), Mathematics and its Technologies (mathematics), as well as Human Sciences and its Technologies (history and geography). We sought to achieve the objective of this work through the development of two educational products. The first of these is a didactic sequence. The second proposal for an educational product is a short course that deals with the theme (sugar). The preparation of the mini-course was due to the completion of the stages of the didactic sequence. In the development of this work, it will be seen that the literature shows that the didactic sequences, the generating themes and the interdisciplinarity make the students' learning process viable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAçúcarpt_BR
dc.subjectQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSugarpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleAçúcar como tema gerador para o ensino interdisciplinar de químicapt_BR
dc.title.alternativeSugar as a generating theme for the interdisciplinary teaching of chemistrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs salas de aulas são um ambiente de constante aprendizado, e por isso, estudos incessantes devem ser desenvolvidos para promover um ensino efetivo aos estudantes. Uma maneira de facilitar a aprendizagem dos discentes é trabalhando os conteúdos de modo contextualizado, por isso o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do saber dos alunos através de um tema gerador, o açúcar (sacarose), que é um alimento conhecido e que amplamente ocupa a mesa dos brasileiros. Considerando esse fato e fazendo um paralelo com os males (comprovados cientificamente) que o consumo excessivo de açúcar pode causar (a saber, o diabetes, a obesidade, etc.), o açúcar torna-se um excelente ponto de partida para a contextualização do ensino interdisciplinar da química, onde o objetivo, como já mencionado anteriormente, é proporcionar uma aprendizagem significativa para os alunos. A interdisciplinaridade aqui abordada é entre a química e outras disciplinas da área das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (física e biologia), da Matemática e suas Tecnologias (matemática), bem como das Ciências Humanas e suas Tecnologias (história e geografia). Buscou-se alcançar o objetivo do presente trabalho por meio do desenvolvimento de dois produtos educacionais. O primeiro deles é uma sequência didática. A segunda proposta de produto educacional é um minicurso que trata sobre a temática (açúcar). A elaboração do minicurso se deu devido a realização das etapas da sequência didática. No desenvolvimento deste trabalho, será visto que a literatura mostra que as sequências didáticas, os temas geradores e a interdisciplinaridade viabilizam o processo de aprendizagem dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Açúcar como tema gerador para o ensino interdisciplinar de química.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.